Skip to content
  • 11-14/06/2025
  • 10h-20h
  • Distrito Anhembi - SP
  • Como chegar
  • Contato
  • Home
  • O Evento
    • Sobre a Naturaltech
    • Sobre a Francal
    • Ações ESG
      • Selo Viva Verde
      • Medição de Carbono
      • Gerenciamento de Resíduos
      • Compensação Ambiental
      • Lixo Zero
      • Inclusão e Diversidade
      • Outras Ações Sustentáveis
  • Expositores
    • Lista de expositores
    • Post Show Report
  • Visite
    • Quero Visitar
      • Profissional do Setor e da Saúde
      • Público Geral
    • Como Chegar
    • Viagem e Hospedagem
  • Programação
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • Imprensa
    • Publicações
    • Credenciamento imprensa
  • Home
  • O Evento
    • Sobre a Naturaltech
    • Sobre a Francal
    • Ações ESG
      • Selo Viva Verde
      • Medição de Carbono
      • Gerenciamento de Resíduos
      • Compensação Ambiental
      • Lixo Zero
      • Inclusão e Diversidade
      • Outras Ações Sustentáveis
  • Expositores
    • Lista de expositores
    • Post Show Report
  • Visite
    • Quero Visitar
      • Profissional do Setor e da Saúde
      • Público Geral
    • Como Chegar
    • Viagem e Hospedagem
  • Programação
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • Imprensa
    • Publicações
    • Credenciamento imprensa
quero expor
QUERO VISITAR
  • 11-14/06/2025
  • 10h-20h
  • Distrito Anhembi - SP
  • Como chegar
  • Contato
  • Home
  • O Evento
    • Sobre a Naturaltech
    • Sobre a Francal
    • Ações ESG
      • Selo Viva Verde
      • Medição de Carbono
      • Gerenciamento de Resíduos
      • Compensação Ambiental
      • Lixo Zero
      • Inclusão e Diversidade
      • Outras Ações Sustentáveis
  • Expositores
    • Lista de expositores
    • Post Show Report
  • Visite
    • Quero Visitar
      • Profissional do Setor e da Saúde
      • Público Geral
    • Como Chegar
    • Viagem e Hospedagem
  • Programação
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • Imprensa
    • Publicações
    • Credenciamento imprensa
  • Home
  • O Evento
    • Sobre a Naturaltech
    • Sobre a Francal
    • Ações ESG
      • Selo Viva Verde
      • Medição de Carbono
      • Gerenciamento de Resíduos
      • Compensação Ambiental
      • Lixo Zero
      • Inclusão e Diversidade
      • Outras Ações Sustentáveis
  • Expositores
    • Lista de expositores
    • Post Show Report
  • Visite
    • Quero Visitar
      • Profissional do Setor e da Saúde
      • Público Geral
    • Como Chegar
    • Viagem e Hospedagem
  • Programação
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • Imprensa
    • Publicações
    • Credenciamento imprensa
quero expor
QUERO VISITAR
  • 11-14/06/2025
  • 10h-20h
  • Distrito Anhembi - SP
  • Como chegar
  • Contato
  • Português
  • Português
  • Português
  • Português
  • Home
  • O Evento
    • Sobre a Naturaltech
    • Sobre a Francal
    • Ações ESG
      • Selo Viva Verde
      • Medição de Carbono
      • Gerenciamento de Resíduos
      • Compensação Ambiental
      • Lixo Zero
      • Inclusão e Diversidade
      • Outras Ações Sustentáveis
  • Expositores
    • Lista de expositores
    • Post Show Report
  • Visite
    • Quero Visitar
      • Profissional do Setor e da Saúde
      • Público Geral
    • Como Chegar
    • Viagem e Hospedagem
  • Programação
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • Imprensa
    • Publicações
    • Credenciamento imprensa
  • Home
  • O Evento
    • Sobre a Naturaltech
    • Sobre a Francal
    • Ações ESG
      • Selo Viva Verde
      • Medição de Carbono
      • Gerenciamento de Resíduos
      • Compensação Ambiental
      • Lixo Zero
      • Inclusão e Diversidade
      • Outras Ações Sustentáveis
  • Expositores
    • Lista de expositores
    • Post Show Report
  • Visite
    • Quero Visitar
      • Profissional do Setor e da Saúde
      • Público Geral
    • Como Chegar
    • Viagem e Hospedagem
  • Programação
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • Imprensa
    • Publicações
    • Credenciamento imprensa
CONTATO
QUERO VISITAR
  • 11-14/06/2025
  • 10h-20h
  • Distrito Anhembi - SP
  • Como chegar
  • Contato
  • Home
  • O Evento
    • Sobre a Naturaltech
    • Sobre a Francal
    • Ações ESG
      • Selo Viva Verde
      • Medição de Carbono
      • Gerenciamento de Resíduos
      • Compensação Ambiental
      • Lixo Zero
      • Inclusão e Diversidade
      • Outras Ações Sustentáveis
  • Expositores
    • Lista de expositores
    • Post Show Report
  • Visite
    • Quero Visitar
      • Profissional do Setor e da Saúde
      • Público Geral
    • Como Chegar
    • Viagem e Hospedagem
  • Programação
    • PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • Imprensa
    • Publicações
    • Credenciamento imprensa
quero expor
QUERO VISITAR

Maratona de Marketing: Brasil é o país que mais vende pelo whatsapp

A construção de marca, a entrega de valor e a conexão com o consumidor passam, hoje, por entender tensões culturais, trabalhar com intencionalidade e humanizar o discurso sem perder a precisão estratégica.
  • 13 junho 2025
“em 2022, 62% das empresas diziam que usavam WhatsApp. Com certeza, na pesquisa, no início do ano que vem, que vai desenhar o cenário agora de 25, esse número vai estar acima de 80%”
No terceiro dia da Bio Brazil Fair e Naturaltech 2025, a Maratona de Marketing trouxe reflexões decisivas sobre o momento atual do marketing no Brasil. Com painéis que abordaram desde o cenário digital até os dilemas culturais da alimentação saudável, ficou evidente: o marketing brasileiro vive um ponto de inflexão e seus maiores desafios estão mais próximos da cultura organizacional do que da tecnologia. Panorama de Marketing e Vendas: a urgência do alinhamento estratégico No painel comandado por Fernanda Lima, gerente sênior de marketing da RD Station / Amplifestation, o foco esteve nos números que escancaram a fragilidade estrutural entre marketing e vendas no país. Apenas 21% das empresas têm um SLA (acordo de nível de serviço) entre essas duas áreas, o que ajuda a explicar por que 71% não alcançaram suas metas de marketing e 72% ficaram aquém nas vendas em 2023. Essa falta de alinhamento gera um ciclo de frustração: times de marketing lutam para gerar demanda qualificada (24%), ampliar o reconhecimento da marca e inovar, enquanto equipes de vendas enfrentam problemas para converter leads e acelerar o primeiro contato. O quadro se agrava quando se percebe que 58% das empresas sequer utilizam CRM, dificultando a gestão de relacionamento e a escalabilidade das ações.

WhatsApp é protagonista da comunicação empresarial no Brasil

O país lidera globalmente o uso da plataforma: segundo Fernanda, “em 2022, 62% das empresas diziam que usavam WhatsApp. Com certeza, na pesquisa, no início do ano que vem, que vai desenhar o cenário agora de 25, esse número vai estar acima de 80%”. Mais do que um canal de atendimento, o aplicativo passou a ser uma ferramenta de relacionamento, nutrição de leads e conversão direta. Segundo dados apresentados por Fernanda Lima, 24% das empresas já automatizam interações via chatbot e 31% integram o WhatsApp ao seu CRM, uma evolução expressiva em relação aos 18% registrados no período anterior. Esses avanços são fundamentais para escalar a operação comercial, manter a base de contatos ativa e qualificada e garantir um atendimento eficiente e personalizado. Tá Quente, Brasil: o marketing precisa entender as tensões do país O segundo painel, apresentado por Leonardo Fioretti, André Matias e Estela Brunhara, da FutureBrand, trouxe uma lente cultural e emocional ao debate. O estudo “Tá Quente Brasil” revelou como os conflitos internos do país, entre riqueza e pobreza, orgulho e desesperança, diversidade e exclusão, moldam a forma como os brasileiros se alimentam, consomem e se conectam com marcas. A pesquisa identificou quatro grandes tensões sociais que impactam diretamente o comportamento de consumo:
  • Global x Local: O consumidor valoriza ingredientes e referências nacionais (ex: caju, buriti, mandioca), mas quer reconhecimento internacional.
  • Esperança x Descrença: Há engajamento com pautas ESG, mas também cansaço, resultando em busca por soluções individuais, espiritualidade e práticas de bem-estar.
  • Afeto x Desafeto: Relações mais frágeis, muita exposição digital e busca por vínculos mais leves e seguros.
  • Público x Privado: A vida acontece tanto na rua quanto nas redes — e as marcas precisam entender essa fluidez.
“O Brasil é muito explicado por esses conflitos. Entender essas dualidades é crucial para as marcas.”, questionou André Matias, Sócio e Diretor, Future Brands.
A alimentação, nesse contexto, é mais do que sustento: é estética, é símbolo, é cultura. Tendências como a exuberância visual de produtos (inspirada nos “molhões”, compotas e sorveterias), o culto à fartura e o “gourmetismo” de ingredientes como pistache e matcha traduzem um desejo coletivo por prazer, conforto e pertencimento. Além disso, a performance do corpo continua sendo um dos principais motores de inovação para o setor de alimentos e bebidas funcionais, ao lado do avanço dos “novos goles”, com bebidas que misturam saúde, sabor e rebranding de referências tradicionais (como a cachaça e os shots funcionais).

Sem cultura, o marketing se torna tático e genérico

Os dois painéis revelam lados diferentes do mesmo desafio: o marketing brasileiro precisa amadurecer. De um lado, é necessário investir em estrutura, integração e ferramentas que conectem marketing e vendas de forma fluida. Do outro, é preciso reconhecer que marcas relevantes são aquelas que compreendem profundamente o país em que atuam, e as pessoas que o compõem. A construção de marca, a entrega de valor e a conexão com o consumidor passam, hoje, por entender tensões culturais, trabalhar com intencionalidade e humanizar o discurso sem perder a precisão estratégica.

Últimos releases

Saúde começa dentro de casa- Programa Viver Verde Campo incentiva colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis
  • 14 junho 2025
AROMÁ COSMÉTICOS apresenta Creme Facial de Rápida Absorção, Creme Facial Anti Sinais e Sabonete em Barra Vegetal com Óleos Essenciais , além de outras novidades na Naturaltech
  • 14 junho 2025
WHEY ZERO LACTOSE E NOVA FÓRMULA DE BARRA PROTEICA ESTÃO ENTRE AS APOSTAS DA NUTRIFY PARA A NATURALTECH
  • 14 junho 2025
Cafellow revoluciona o consumo de café no Brasil com praticidade e criatividade
  • 14 junho 2025
A Tal da Castanha amplia portfólio com o lançamento da bebida vegetal Completo e do Condensado de Castanha-de-caju
  • 14 junho 2025
Mais Pura lança novo sabor de Pipoca Vinagre e Sal durante a NaturalTech
  • 14 junho 2025
Nude marca presença na Naturaltech 2025 com novidades
  • 14 junho 2025
Pronutrition leva suplementos inovadores e géis de alta performance à Naturaltech 2025
  • 14 junho 2025
Celebridades impulsionam mercado de bem-estar na Bio Brazil Fair e Naturaltech 2025
  • 14 junho 2025
Bio Brazil Fair e Naturaltech 2025: sexta-feira de debates vibrantes sobre nutrição, inovação e futuro das marcas conscientes
  • 13 junho 2025
Cris Arcangeli ensina como transformar conversas em vendas na Bio Brazil Fair e Naturaltech 2025
  • 13 junho 2025
Maratona de Marketing: Brasil é o país que mais vende pelo whatsapp
  • 13 junho 2025
Mercado saudável, vegano e orgânico movimenta R$ 130 bilhões e acelera entre as PMEs na 19ª edição da Bio Brazil Fair e Naturaltech
  • 13 junho 2025
Bio Brazil Fair e Naturaltech 2025 ampliam impacto positivo com iniciativas sustentáveis e educação ambiental
  • 13 junho 2025
“Jujubas” do bem: whey protein, creatina e melatonina em goma se destacam como soluções saborosas
  • 12 junho 2025

fale conosco

Nós estamos muito interessados no que você tem a dizer. Escreva para nós! É fácil, rápido e teremos o maior prazer em responder

visitante@francal.com.br

Entre em Contato

+55 (11) 2226-3100

Atendimento ao Expositor

cs@francal.com.br

Atendimento ao Visitante

visitante@francal.com.br

Realização

Consulte nossa Política de Privacidade de Dados

COPYRIGHT | Francal. Todos os direitos reservados.

Garanta sua participação na 19ª Naturaltech!

Identifique a categoria que melhor se encaixa no seu perfil e inscreva-se agora mesmo.
O credenciamento é obrigatório para a entrada no evento.

Credenciamento gratuito

EMPRESA

EMPRESA E PROFISSIONAIS DO SETOR

PARA QUEM É ESSE ACESSO?

Se você é Supermercadista, Loja de Suplementos, Perfumaria, Farmácia, Food Service, Distribuidor, Produtor, Fornecedor de Serviços e/ou Produtos, Órgãos do Governo, Associação e demais atividades do B2B, essa categoria é para você.

Importante: Necessário CNPJ para credenciamento e apresentação de um comprovante de atividades no dia da visita.

CREDENCIE-SE AQUI

Credenciamento gratuito

SAÚDE E CHEFS

PROFISSIONAL DA SAÚDE

PARA QUEM É ESSE ACESSO?

Se você é nutricionista, nutrólogo, terapeuta, dermatologista, chef de cozinha, educador físico ou atua na área da saúde, cadastre-se aqui. 

Importante: Obrigatório inserir número de registro profissional ou CNPJ da empresa.

CREDENCIE-SE AQUI

Passaporte

PÚBLICO GERAL

AMANTES DA MARCA

PARA QUEM É ESSE ACESSO?

Se você ama o universo natural e não perde uma edição da nossa feira, garanta seu ingresso para a 19ª Naturaltech e descubra novas marcas, produtos e experiências exclusivas!

Sua participação faz a diferença: A taxa de entrada contribui para uma feira mais completa e confortável, além de ser revertida em doações para instituições do setor.

Importante: Público em geral, a visitação será apenas nos dias 13 e 14 de junho, com ingresso único válido para os dois dias.

quero meu ingresso!

Comunicado importante

Para sua melhor experiência, leia atentamente:

Para todos os visitantes

A credencial só poderá ser impressa na entrada do evento. Dirija-se ao balcão de credenciamento.

Estudantes

Bem-vindos nos dois últimos dias! Adquira o passaporte por R$ 40,00 e usufrua de acesso ilimitado nos dias 13 e 14 de junho.

Nutricionistas e profissionais do setor

Acesso liberado em todos os quatro dias de feira. Basta apresentar seu comprovante profissional no credenciamento.

Nossa equipe estará disponível para auxiliar no local. Aproveite ao máximo!