Abertura da maior feira de produtos orgânicos e naturais da américa latina recebeu autoridades políticas, grandes nomes do mercado de influência e celebridades, que apresentaram muitas novidades das marcas participantes
Da esq. Para a dir.: Valeska Ciré, head de produto da Francal, Abdala Jamil Abdala, chairman da Francal (ao centro) e Fernando Ruas, CEO da Francal, cortam a faixa inaugural das feiras Bio Brazil e Naturaltech (Foto: Divulgação Bio Brazil/Naturaltech)
São Paulo, 12 junho de 2024 – Começou em São Paulo a 18ª edição das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech, consideradas as maiores no setor de produtos orgânicos e naturais da América Latina. A edição memorável abriu suas portas para o público nesta quarta, no Distrito Anhembi, completando seus 18 anos de história e comemorando a maioridade. Com 760 expositores e 1700 marcas, além de 140 horas em conteúdos com 170 palestrantes, os quatro dias de evento prometem muitos ensinamentos para todos os visitantes do evento, que ocupa 47mil metros quadrados.
Além das novidades em produtos, serviços e inovações tecnológicas para os mais variados setores, as feiras reúnem a presença de celebridades, autoridades políticas e empresas, que destacam a relevância da Bio Brazil e Naturaltech no cenário nacional, gerando uma atmosfera de reconhecimento e negócios frutíferos para todos os envolvidos.
Confira os destaques do primeiro dia das feiras:
O cantor Bell Marques, ao lado de seus filhos Pipo e Rafa Marques, estiveram presentes no estande da 100% Você, empresa que apresentou as principais novidades em seus produtos de suplementação com destaque para o inovador produto energético Choco Energy.
Rafa Marques, Bell Marques e Pipo Marques: família reunida no estande da 100% Você (Foto: divulgação/Biobrazil/Naturaltech)
2ª edição da Premiação Award
Na 2ª edição do evento Award, a premiação celebrou os esforços de marcas na promoção da saúde, nutrição e sustentabilidade. Mais de 500 produtos foram cadastrados e a Equilibium foi a parceira na realização, junto do time das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech, para que essa premiação acontecesse. “Celebramos um momento incrível, e nessa 2ª edição, seguimos crescendo e reconhecendo as marcas que tiveram esforços para a promoção da saúde nutrição e sustentabilidade”, comentou Valeska Ciré, head de produtos durante seu discurso de abertura.
Maré Chocolates foi uma das empresas vencedoras do 2º Prêmio Award (Foto: Divulgação Bio Brazil/Naturaltech)
Conheça os vencedores por Categoria:
Bio Brazil:
Alimentação: Geleia de Tangerina Orgânica – Empresa Novo Cítrus
Bebidas: Suco Integral de Uva Rosé – Empresa Copper Natural
Inovação: Pão de Hambúrguer Orgânico – Empresa Secale
Sustentabilidade: Farinha de Maçã Orgânica – Empresa Organovitta
Plant Based: Chocolate Branco ao Leite de Aveia – Empresa Maré Chocolates
Naturaltech:
Alimentação: Vencedor Lasanha Vegana – Empresa Solarius
Bebidas: Bebida em Pó de Castanha – Empresa Brasil Mahta
Inovações: Palitinho de Vegetais e Beterraba – Empresa Papapa
Plant Based: Creme de Manteiga – Empresa Vateli
Suplementos: Gel de Carboidrato – Empresa Mombora
Sustentabilidade: Caldo de Legumes – Empresa Volcà
A plateia da premiação Award estava cheia, com todos os times super empolgados com o prêmio e com o reconhecimento de seus esforços. O evento também contou com a presença de algumas das figuras importantes do setor, e que foram parte do time de jurados para essa seleção, tornando a celebração ainda mais especial e destacando a importância de promover a saúde, nutrição e sustentabilidade.
Palestra de Cauê Suplicy: Brasileiro Leva Lanches Saudáveis e Sustentáveis aos EUA
Cauê Suplicy, fundador da Barnana, uma marca de chips de banana orgânica, compartilhou insights valiosos sobre sua jornada empreendedora durante uma palestra recente. Ele destacou o percurso desde a concepção da ideia até a consolidação da Barnana como uma das principais marcas de lanches saudáveis nos Estados Unidos. Suplicy identificou uma lacuna no mercado para produtos brasileiros e viu uma oportunidade para introduzir lanches saudáveis e sustentáveis, a empresa já reciclou toneladas de resíduos de frutas, apoiando o movimento crescente de alimentos reciclados.
“A Barnana foi pioneira ao utilizar matérias-primas recicladas em seus produtos, contribuindo para a redução do desperdício alimentar e impactos climáticos. Até o momento, a empresa reciclou toneladas de resíduos de frutas, impulsionando o movimento crescente de alimentos reciclados”, comentou Cauê Suplicy.
Painel de Políticas Públicas: Transformando a Agroecologia e a Produção Orgânica no Brasil
Na Arena do Conhecimento, especialistas se dedicaram a explorar o tema essencial da transformação da agroecologia e da produção orgânica no Brasil. A sessão visava oferecer uma compreensão mais profunda da visão política por trás da revitalização da agroecologia, com destacadas apresentações de Rogério Dias, Islandia Bezerra da Costa e Guilherme Silva Fracarolli.
Rogério Dias destacou a evolução da agricultura orgânica, passando de um interesse de nicho para um tema de ampla discussão na sociedade. Ele enfatizou o papel crucial de plataformas como a Naturaltech na disseminação do conhecimento e na conscientização sobre a importância da agricultura orgânica. Dias ressaltou a importância de parcerias com diversos setores, incluindo os Ministérios da Saúde e Meio Ambiente, para promover políticas públicas que apoiem essa causa.
Guilherme Silva Fracarolli abordou a preocupação existente dentro do Ministério com a pauta da agroecologia. Ele ressaltou os desafios enfrentados pelo órgão público em acompanhar a demanda crescente por práticas sustentáveis na agricultura e a importância da fiscalização estatal para corrigir eventuais erros no processo.
O debate ofereceu uma visão abrangente das questões políticas e práticas relacionadas à promoção da agroecologia e da produção orgânica no Brasil, destacando a necessidade de colaboração entre diversos setores para alcançar uma agricultura mais sustentável e consciente.
Palestra transformando a agroecologia e produção orgânica no Brasil Visão técnica: Construindo um futuro sustentável
Rogério Dias, presidente do Instituto Brasil Orgânico, palestrou recentemente sobre planos agroecológicos e limitações orçamentárias atuais. Em junho deste ano, o plano atual da PNAPO (Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica) se encerra. A partir disso, será feita uma nova análise sobre o investimento no setor e expansão de espaço no mercado.
Além disso, o sistema alimentar também é pauta de discussão, em 2018, foi sancionado o projeto da PRONARA (Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos), que visa diminuir os impactos alimentares atribuídos aos agrotóxicos. A ação resultou na retirada gradativa de produtos com alto índice de agrotóxicos, visando também não causar prejuízos na economia.
Virgínia Mendes Cipriano Lira, representante do governo na CNAPO, também discursou sobre o exercício permanente do trabalho coletivo para a fomentação da agroecologia. Em 2019, a instância de participação da sociedade foi dissolvida, não apenas a de agroecologia orgânica, mas todas as vigentes.
Palestra de Carolina Lyra: Fome de quê? Como as marcas de alimentos estão se preparando para o futuro?
Carolina Lyra, sócia e diretora da Futurebrand, compartilhou macrotendências específicas para o setor de alimentação em palestra recente. De acordo com a empresária, especialmente num contexto pós-pandêmico, uma maior integração entre marcas e consumidores proporciona a criação de laços mais relevantes.
A inflação, acompanhada de questões ambientais, levaram os consumidores a reavaliarem atributos que priorizam em suas escolhas. O autocuidado e a realização pessoal são assuntos cada vez mais valorizados pelas pessoas. Segundo Carolina, “as empresas olham dados e esquecem de trazer um olhar de observação para o consumidor, de instinto do que está acontecendo, de estar no dia a dia do consumidor, e não atrás das planilhas”, afirma.
Palestra Ana Maria Diniz e Gabriela Marques: O protagonismo do alimento de qualidade nas iniciativas de real impacto social, gerando produtos inovadores para um mercado global
Durante a recente edição da BioBrazil/Naturaltech, as sócias Ana Maria Diniz e Gabriela Marques, do Polvo Lab, compartilharam percepções sobre a construção de um mercado de alimentos de qualidade e seu impacto social significativo.
Na palestra intitulada “O protagonismo do alimento de qualidade nas iniciativas de real impacto social, gerando produtos inovadores para um mercado global”, Ana e Gabriela destacaram a importância fundamental do consumo de alimentos autênticos e de qualidade. Utilizando seu produto emblemático, o “Mel Mesmo”, como exemplo, abordaram a crescente necessidade desse tipo de alimento em um mercado onde até mesmo produtos naturais como o mel enfrentam adulterações, destacando também sua expansão internacional com o “Honey for Sure”.
Também salientaram que, o rastreamento dos alimentos desempenha um papel crucial na garantia da autenticidade e qualidade dos produtos. Destacaram a importância da agricultura familiar nesse processo, ressaltando seu compromisso em capacitar e promover o protagonismo dos produtores rurais. “O ingrediente especial é participação das pessoas, o ato social. Porque ajudamos a trabalhar a capacitação, educação e, principalmente, o protagonismo do produtor rural. Afinal, não é só vender comodities dos produtos brasileiros, mas emplacar as marcas no próprio cenário nacional”, afirmaram Ana e Gabriela sobre a visão da empresa.
Para mais informações sobre a Bio Brazil Fair | Biofach e Naturaltech 2024, incluindo detalhes sobre credenciamento gratuito profissional e compra de ingressos, programação de eventos e lista de expositores, visite o site oficial.
SERVIÇO – Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2024
Quando: de 12 a 15 de junho de 2024
Horários: Dias 12 e 13, das 10h às 13h, exclusivo para profissionais B2B e B2P. Público em geral nestes dias somente a partir das 13h. Dias 14 e 15, das 10h às 20h, para todos os públicos.
Local: Distrito Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, 1209, São Paulo/SP
Para mais informações sobre assuntos para a imprensa, entre em contato: francal@approach.com.br
Sobre a Bio Brazil e Naturaltech
A Bio Brazil e Naturaltech são as maiores feiras de produtos orgânicos, naturais e saudáveis da América Latina. Realizadas anualmente, as feiras oferecem uma plataforma abrangente para empresas e profissionais do setor, promovendo a inovação, sustentabilidade e o bem-estar. Com uma variedade de exposições, palestras e atividades, a Bio Brazil e Naturaltech são eventos imperdíveis para todos os interessados em saúde, nutrição e sustentabilidade.
Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA
francal@approach.com.br
Aliny Pavan e João Godoy (atendimentos) | Tatiana Izquierdo (gerente)