NUU Alimentos: empresa carbono neutro tem linha de produtos a base de mandioca

A sustentabilidade é um dos principais ingredientes na receita da empresária mineira
Rafaela Gontijo para edificar a NUU Alimentos – o nome é uma homenagem a clássica
expressão mineira “nuu”, abreviação de nossa, e retrata um produto “nú”, sem glúten, corantes,
aromatizantes e sem pressa. A empreitada que começou em Patos de Minas – MG, um dos
berços do agronegócio brasileiro, teve início no ano de 2015 quando Rafaela decidiu trocar o
cargo em uma grande companhia e empreender. Inspirada no sabor do pão de queijo que figurava
à mesa na fazenda onde foi criada, ela fez de sua empresa sinônimo de qualidade e zelo pela
natureza.


O negócio que começou pequeno, com a venda do pão de queijo em feirinhas de produtos na
cidade do Rio de Janeiro, foi ganhando cada vez mais clientes e conquistou grandes mercados
como Pão de Açúcar, Carrefour, Zona Sul e redes e cafeterias em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina. Em pouco tempo o palitinho de tapioca, feito com apenas três ingredientes – leite, polvilho e queijo-, somou-se a receita principal, seguido pela pizza de pão de queijo em quatro sabores: margherita, linguicinha, queijo com goiabada e doce de leite e, em 2023, firmou parceria com o premiado chef de cozinha Rodrigo Oliveira, autor da receita do dadinho de tapioca, e colocou uma versão do petisco com molho nas gôndolas de supermercado.
Startup parte do Capitalismo Consciente a companhia ganhou um prêmio da ONU e entrou na seleção das 50 empresas do mundo a terem o título “UN Best Small Business: Good For All”. “Quando eu tive minhas filhas gêmeas percebi que precisava construir um negócio que deixaria um futuro melhor para elas. As mudanças climáticas já estão aí, a geração delas será a primeira grande afetada pelo aquecimento global. Sabemos que a indústria de alimentos é parte desse problema, mas nosso propósito é entender como podemos ser parte da solução”.
As receitas tradicionais desenvolvidas em parceria com o chef e sócio Erik Nako remetem aos preparos que gostaríamos de ter feito em casa, mas não tivemos tempo. Nas embalagens, desenvolvidas pelo designer Ian Lenz, marido de Rafaela, a lista de ingredientes ganha destaque com o slogan “Ingredientes, ou melhor, protagonistas da nossa história”, como o queijo, leite, ovos, polvilho, água, manteiga, sal e só.
A NUU é carbono neutro e para auxiliar no cálculo de emissão de gases de efeito estufa, Rafaela contou com os conhecimentos e a competência da Way Carbon e do Amigos do Clima. O caminho para chegar ao resultado considerou desde os gases emitidos pela pecuária leiteira até o forno onde o pão de queijo é finalizado na casa do consumidor. O total foi de 585 toneladas de gases até o final de 2021, que já foram compensados na preservação da Floresta Amazônica em Paragominas, no Pará.
A fábrica, inaugurada em outubro de 2021, também localizada em Patos de Minas, aumentou a capacidade de produção chegando a 100 toneladas/mês. Para levantar a estrutura nos moldes sustentáveis e colocar a linha de produção a todo vapor, a mineira investiu 3,5 milhões de reais. A nova sede conta com 210 placas de energia fotovoltaica (210 módulos de 445 wp – 93,45kWp, economía de aproximadamente R$ 11.000/mês de energia), captação de água de chuva de 10.000 litros e piso de concregrama para absorção de água, fossa filtro para tratamento de efluentes, janelas de vidro para utilização de luz natural, telha termoacústica para manter a temperatura 8 graus abaixo da área externa e composteira em terra para resíduos orgânicos além de ter 100% de compensação de embalagens pelo selo Eu Reciclo.
A escolha dos fornecedores também é parte fundamental no processo. As fazendas estão a no máximo 40 quilômetros de distância da sede. “Como trabalhamos com uma cadeia de pequenos produtores rurais, temos quatro pontos para a elegibilidade: legalidade, proximidade da fábrica, qualidade do produto e sustentabilidade”, revela Gontijo. A empresa tem um ranking de desenvolvimento de fornecedores feito em parceria com a Invista Foods. O modelo exige que se faça uma análise primária e um checklist. Se o pequeno produtor tiver nota acima de 70 ele pode ser um parceiro da NUU e passar por um programa de capacitação para adequação aos princípios de sustentabilidade.
Sobre Rafaela Gontijo
Nascida em uma família ligada ao agro – o pai é engenheiro florestal e a mãe advogada do setor -, Rafaela Gontijo costuma dizer que foi criada com a terra debaixo da unha. A mineira é formada em Relações Internacionais e durante anos dedicou-se a cargos executivos em grandes companhias. O tino para o empreendedorismo surgiu através da paixão pelo pão de queijo, o que ela só saboreava na fazenda dos pais. A ideia de levar uma experiência caipira, dentro de um saquinho, para o maior número de pessoas possível fez com que a NUU ganhasse vida.

Para fotos e mais informações:

Últimos releases