Produção de orgânico, lançamento de cosméticos naturais e produtos alimentícios inovadores foram as atrações das feiras, de 8 a 11 de junho, em São Paulo
São Paulo, junho de 2022 – Com a missão de aproximar empresas, empreendedores e produtores de orgânicos e naturais junto ao público, as feiras BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH receberam 35.600 mil visitantes no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, ao longo de quatro dias. O crescimento de 15% no número de expositores com 772 marcas, que representam um universo de mais de 8 setores do mercado de orgânicos e naturais, também demonstra uma conexão maior da indústria em desenvolver produtos e serviços para atender consumidores mais conscientes.
Segundo a Francal Feiras, promotora e organizadora dos eventos, que ocuparam 42 mil m² do Anhembi, esta edição também registrou um aumento de 26,5% de profissionais da saúde, nutricionistas, chefes de cozinha e gastrólogos, vindos de várias regiões do Brasil. “Ficamos felizes em receber dezenas de reports dos expositores elogiando a qualificação dos compradores – um crescimento de 17,5% comparado à edição de 2019”, afirma Valeska Oliveira Ciré, head de produtos da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH .
“Recebemos um contato muito maior de clientes que já conheciam a Souvie pelas redes sociais e puderam vir à feira conhecer melhor a marca e os nossos produtos. A BIO BRAZIL FAIR é uma feira muito importante para a empresa, é a única do setor que participamos, pois enxergamos nela uma grande oportunidade para a nossa performance de vendas”, afirmou Monique Barbosa, do marketing da Souvie, que participou pela quarta vez da feira.
O balanço também foi positivo para Larissa Pessoa, sócia proprietária da Ahoaloe Ethnic Ethics. “Este ano foi ótimo para marcarmos presença neste nicho de negócios em que atuamos, que são os cosméticos naturais e orgânicos. Sentimos bastante diferença no público em relação à edição de 2019. Os consumidores estão ponderando mais e preferem conhecer os produtos antes de efetuar a compra, estão mais informados. Pretendemos voltar no ano que vem, pois o evento é muito importante para o setor. Acredito que estaremos cada vez mais fortalecidos, com mais marcas e mais parceiros”.
Na avaliação de Cobi Cruz, diretor da Associação de Promoção dos Orgânicos – Organis, entidade apoiadora da feira, a diversidade de produtos e serviços apresentada é fundamental para o setor. “A feira mostrou que tudo que se pensar em orgânico é possível. O algodão orgânico, o cosmético, as carnes orgânicas, uma série de produtos novos processados. E tem muita gente talentosa oferecendo produtos e serviços interessantes. E vimos muitos estreantes na feira com estandes expressivos”. Para ele, isso mostra o potencial dos orgânicos no país.
Já a NATURALTECH, a maior feira de produtos naturais latino-americana, reuniu empresas de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. O Brasil é o quarto no ranking de faturamento neste setor.
Os bons resultados do evento foram exaltados por muitas das marcas expositoras, que apresentaram produtos de alta qualidade e em sintonia com o que há de melhor na produção de alimentos e suplementos.
“Me surpreendi com o volume de negócios. Queremos ampliar para 50 pontos de venda em todo o Brasil. Fizemos esses contatos e também conseguimos parceiros de logística para o interior do Nordeste, Goiás e Mato Grosso. Já confirmamos nossa presença na próxima edição com um estande maior”, comemorou Fabrício Souza, sócio da Di Mangiare, que participou pela primeira vez como expositor.
O mesmo clima foi sentido pelo CEO da Mais Granel, Leandro Garcia. “A feira superou as expectativas e foi um sucesso total. Buscamos negócios B2B e recebemos justamente o nosso público-alvo. Todos os dias batemos a nossa meta, vendemos mais de R$ 100 mil e fizemos acordo com mais de 750 pontos de vendas durante o evento.”
“Os lançamentos representam 30% de nosso crescimento anual e ficamos dois anos sem poder colocar nada de novo no mercado devido à pandemia. Viemos para a feira com nove produtos inéditos e os visitantes receberam muito bem. Conseguimos fazer muitas vendas tanto para o consumidor final como de contratos com empresas que já eram clientes, e com novas também”, assinalou Rafael Wirz, líder de marketing da Flor de Mel.
Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB, uma das entidades apoiadoras da NATURALTECH, entende que “essa é sempre uma forma de oxigenar a nossa vontade de estar perto de expositores e empreendedores. E também de mostrar o nosso trabalho para o público”.
Mais de 120 horas de conteúdo
Os visitantes também tiveram acesso a uma programação de mais de 120 horas de conteúdo sobre tendências, gestão, marketing, tecnologias e novidades que estão chegando ao mercado. Entre os temas que foram apresentados por especialistas do setor, os itens de higiene pessoal e beleza estão ganhando cada vez mais a atenção da indústria para levar aos consumidores inovações que vão de aromas, essências, cremes, xampus, sabonetes e maquiagens.
Prova disso foram as presenças de personalidades e especialistas, nomes reconhecidos no segmento de vida saudável, sustentabilidade e cozinha, como Bela Gil na palestra de abertura, Laila Zaid, ativista socioambiental e atriz, e os chefs Erick Jacquin e Carla Pernambuco. A influencer e empresária Gabriela Pugliesi também escolheu o evento para lançar sua nova marca de alimentos com colágeno, GAAB.
“A grandiosidade desses eventos mostrou não apenas o potencial que o mercado de naturais e orgânicos possui, mas também o quanto já é realidade no cotidiano dos consumidores”, destaca a head de produto da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH. “Esse foi também o momento de reencontrar a cadeia produtiva e de distribuição depois de, literalmente, dois anos sem encontros que estreitam laços e impulsionam negócios”. A próxima edição das feiras já está confirmada. Acontecerá entre os dias 14 e 17 de junho de 2023, no Anhembi.
Os eventos também receberam na programação o Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável, o 13º Seminário Vegetarianismo em Foco, e o 3º Painel de Cosméticos Orgânicos, Naturais e Aromaterapia.
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH
Apoio: Organis, Instituto Brasil Orgânico, Catálogo Nacional de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis, SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais).
Acompanhe as novidades apresentadas nos eventos nos sites e nas redes sociais:
www.biobrazilfair.com.br | www.naturaltech.com.br
Cobertura nas redes sociais: Instagram / Facebook / LinkedIn
Vídeos do Canal Podcast estão disponíveis para acessar no YouTube:
Galeria de fotos das feiras acesse:
https://biobrazilfair.com.br/fotos/ | https://naturaltech.com.br/fotos/
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail equipe: imprensa@francal.com.br