Press Releases

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2019 conecta produtores orgânicos com os mercados nacional e internacional

Em sua 15ª edição, feira reflete o crescimento constante do setor no País e da busca dos consumidores por uma vida mais saudável.

 

De acordo com a IFOAM (Internacional Federation of the Organic Agriculture Movement), mais de 180 países produzem orgânicos. No mundo, 2,7 milhões destes produtores ocupam 58 milhões de hectares (1,2% das terras cultiváveis do planeta) e geram uma receita da ordem de US$ 90 bilhões por ano. No Brasil, segundo números do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), o mercado brasileiro de produtos orgânicos cresceu 20% em 2018, faturou R$ 4 bilhões e tem a estimativa de continuar crescendo dois dígitos neste ano.

Este crescimento constante se reflete na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, principal evento de negócios do setor na América Latina. Junto com a feira simultânea NATURALTECH – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, a 15ª edição do evento, de 5 a 8 de junho, no Anhembi, reúne 672 expositores, um incremento de 33% em relação a 2018, numa área de 35 mil m2.

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA é hoje a principal plataforma de lançamentos e tendências na produção e consumo de produtos orgânicos certificados, como alimentos in natura e processados, moda, cosméticos e higiene pessoal, produção e serviços. A feira é visitada por milhares de compradores e profissionais (nutricionistas, nutrólogos, terapeutas, chefs de cozinha e gastrólogos, produtores e fornecedores).

A abertura todos os dias para o público, que pode degustar e adquirir produtos em pequenas quantidades direto com os produtores, ajuda a disseminar os hábitos de uma vida saudável, estimula o consumo e colabora no desenvolvimento de toda a cadeia.

Fruto da visão empreendedora da Francal Feiras, que há 15 anos enxergou o potencial de um mercado consumidor preocupado com a sustentabilidade global, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA atrai um número cada vez maior de marcas que têm como diferencial o posicionamento em prol da sustentabilidade.

 

Internacional

O crescimento da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH fica evidenciado também no aumento da presença internacional. Mais de 30 empresas de 13 países – Alemanha, Áustria, Chile, Coreia do Sul, Espanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, México, Paquistão, Peru e Portugal – expõem seus produtos e serviços para os compradores e consumidores que visitam as feiras.

Dois destes países, Chile e Peru, terão pavilhões próprios na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA. O Chile, aliás, com 10 empresas, está em vias de se tornar um dos principais parceiros comerciais do Brasil na comercialização de produtos orgânicos.

Em abril deste ano, os dois países colocaram em vigência um acordo de equivalência de produtos orgânicos em que um passa a reconhecer a certificação feita pelo outro.  Na prática, os produtores brasileiros não precisarão mais contratar certificadoras credenciadas no Chile para inspecionar as unidades de produção daquele país, o que impacta em menos custos; a mesma regra vale para os produtores chilenos.

O acordo é um dos principais temas do 15º Fórum de Produção Orgânica e Sustentável, quando a coordenadora de Produção Orgânica da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Virgínia Lira, e um representante do governo do Chile debatem o tema (dia 6 de junho, às 14h).

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH recebem também uma delegação de compradores do Canadá, Chile, Estados Unidos e Peru, chefiada pela ABBA - Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos Bebidas e ABIMAP - Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados.

 

Rodadas de negócios

Além dos negócios realizados nos estandes, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH promovem as Rodadas de Negócios. Estão pré-agendadas 1.020 reuniões entre 115 empresas expositoras e 34 compradores convidados de oito estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e do Distrito Federal.

As reuniões, marcadas para os dias 5 e 6, das 9h às 13, acontecem fora dos estandes, num ambiente reservado e exclusivo. Com a iniciativa, as empresas expositoras têm oportunidade de apresentar seus produtos de forma direta e pessoal a grandes clientes potenciais, com reais possiblidades de concretizar negócios e abrir novos mercados.

Em 2018, as Rodadas renderam 399 reuniões entre 149 empresas expositoras e 19 compradores, com expectativa de quase R$ 16 milhões em negócios para os 12 meses seguintes.

 

Conteúdo

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA oferece uma programação ampla e diversificada a seus visitantes, com fóruns, seminários e palestras que visam a ampliar a experiência de profissionais e consumidores com o universo sustentável.

15º Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável: Representantes de empresas e entidades nacionais e internacionais trazem temas importantes para produtores orgânicos, empreendedores e investidores, com objetivo de ampliar os conhecimentos e expandir os negócios do segmento orgânico. Dias 5 e 6 de junho, na Arena Conhecimento.

Palestras AAO & Kairós: Promovidas pela AAO – Associação de Agricultura Orgânica e Instituto Kairós, tem como tema principal “Orgânico para Todos”, com presença de representantes das entidades e renomados especialistas. Todos os dias, na Arena Conhecimento.

2º Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais: Trata das novidades, desafios e benefícios de um mercado que não para de crescer, e desmistifica dúvidas quanto à durabilidade e qualidade destes produtos. É voltado para lojistas, indústrias, consumidores, maquiadores, esteticistas, massagistas e terapeutas, com curadoria da Bioart e Francal Feiras. Dias 6 e 7, na Arena Inspiração.

Fórum Thinking Green: um dos principais fóruns da atualidade para a inovação na cadeia de agricultura e sustentável. Na pauta, temas como startups, fintechs e redes sociais. Dia 7, na Arena Conhecimento.

Greenveg: Representantes de empresas que têm foco na saúde e sustentabilidade apresentam diversos assuntos a partir do tema “Economia Criativa e Inovação na Cadeia de Orgânicos e Sustentáveis”. Dias 7 e 8, nas Arenas Vivência e Inspiração.

Ciclo de Palestras: Uma oportunidade para os lojistas e público geral da feira conhecerem mais detalhadamente os produtos dos expositores, por meio de apresentações e demonstrações. Todos os dias, nas Arenas Vivência e Inspiração.

Palestras Especiais: convidados falam sobre vida saudável, ética animal, produção e consumo de orgânicos e comércio eletrônico. Todos os dias, na Arena Conhecimento.

 

Confira a programação completa e detalhada no release específico.

 

Selo Viva Verde

Uma das novidades desta edição é a campanha Selo Viva Verde, uma iniciativa da Francal Feiras para engajar as empresas expositoras na realização de feiras mais sustentáveis. Por meio dela, a promotora convida os expositores a gerarem o mínimo possível de lixo e resíduos, criarem mecanismos que facilitem sua coleta e reciclagem por parte da organização, e pensarem nos utensílios que serão usados no suporte às demonstrações e degustações.

As empresas expositoras da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e a NATURALTECH que se adequaram às boas práticas sustentáveis receberam o Selo Viva Verde para estampar em seus estandes, redes sociais, canais digitais e demais materiais promocionais.

 

Sobre a Francal Feiras

Maior promotora de capital nacional de eventos de negócios do País, a Francal Feiras acumula cinco décadas de experiência na promoção de feiras, atuando em 16 grandes segmentos da economia. Importante plataforma de conexão entre indústria e varejo, cada evento tem o propósito de fomentar e desenvolver seu respectivo mercado indo muito além da realização de negócios, com oferta ampla e variada de experiência, conhecimento, tecnologia, networking e soluções para o varejo. Com isso, a Francal Feiras (www.francalfeiras.com.br) aumenta a relevância de seus eventos de negócios transformando-os numa referência indispensável para profissionais que atuam em cada segmento.

 

SERVIÇO:

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2019 – 15ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia

Evento simultâneo: NATURALTECH 2019 – 15ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde

Data: 5 a 8 de junho (quarta a sábado)

Horário: das 11h às 20h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)

Promoção/Organização: Francal Feiras

Colaboração: Nürnberg Messe

Apoio Oficial: ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável; AAO – Associação de Agricultura Orgânica e Euromonitor International

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.biobrazilfair.com.br

Facebook: @BioBrazilFair

Instagram: @biobrazilfair

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bJ7RyfeDalQ&list=PLEyEmp-4o5vNHNfjssFM95nPo2vQ5LA7z 

FEIRA DE NEGÓCIOS, COM ENTRADA GRATUITA

DIAS 5, 6, 7 E 8: ABERTOS AO PÚBLICO

 

Mais informações para imprensa:

Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos

Luiz Carlos Franco / Jota Silvestre

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone (11) 5908-8214

Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco

www.ppagina.com

Junho/2019

Redes Sociais