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Seis bebidas funcionais que aliviam o calor durante os exercícios físicos

Seis bebidas funcionais que aliviam o calor durante os exercícios físicos

Nutricionista dá dicas refrescantes e que podem potencializar seus treinos. Água de coco, energético e chás gelados podem ser alguns dos aliados de quem não desiste da malhação apesar do calor.

 

Seja no parque ou nas academias, mesmo com ar condicionado, a hidratação durante os treinos é regra número um para manter a saúde e não perder o rendimento. Água de coco, energético e chás gelados podem ser alguns dos aliados de quem não desiste da malhação apesar do calor.

A nutricionista Fernanda Parziale Seiffer, da E4 agência, e especialista em Nutrição Clínica Funcional, preparou uma seleção especial de bebidas com componentes que estimulam a prática esportiva e a disposição.

Água de coco

A água de coco é rica em sais minerais e vitaminas, considerada uma opção natural eficiente para repor o sódio e potássio perdidos com o calor, especialmente na prática esportiva. Além disso, ela possui alto potencial hidratante, mais um benefício essencial para evitar a queda de performance e minimizar a fadiga física.

Água

A desidratação é um processo onde há perda de água corporal e de eletrólitos, responsáveis por manter o equilíbrio hidroeletrolítico e o funcionamento celular. Por conta disso, recomenda-se o consumo de pelo menos três litros de água no verão, e aumentar este volume nos treinos regulares.

Chás gelados naturais

Os chás gelados feitos com chá verde, chá branco, frutas cítricas e frutas vermelhas fornecem boa concentração de fitoquímicos e vitaminas, além de também serem bebidas refrescantes. A combinação de ervas naturais pode ser benéfica para aumentar a disposição, potencializar o desempenho e favorecer o equilíbrio corporal, especialmente quando há estresse físico e transpiração excessiva nos treinos em dias quentes.

Frappuccino funcional

É uma bebida gelada a base de café, que pode ser feita com bebida vegetal de oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) e chocolate 70% cacau ou cacau em pó. É uma opção mais refrescante para os apreciadores de café, contendo boa concentração de cafeína e de outros componentes importantes para aumentar a disposição nas atividades diárias.

Bebidas energéticas

As bebidas energéticas combinam substâncias com características estimulantes e que atuam em sinergia no aumento da disposição e foco. A cafeína e a taurina favorecem o funcionamento adequado do metabolismo energético, efeito que otimiza a performance e previne a fadiga, mesmo em dias mais quentes. Além disso, é uma bebida refrescante que pode ser consumida bem gelada, com rodelas de limão e laranja.

Sucos de açaí

Os sucos a base de açaí podem ser feitos com frutas (banana, morango) e água de coco ou até mesmo bebidas vegetais, para ficar mais cremoso e trazer mais saciedade. Recomenda-se seu consumo em torno de 1h a 1h30 antes da atividade física, justamente por ser uma bebida com maior densidade energética, assim, evitando possíveis desconfortos gastrointestinais.

 

Fonte: Primeira Página com informações do site Terra.

 

 

 

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