Mercado

Traição de musa vegana internacional provoca revolta

Traição de musa vegana internacional provoca revolta

Conhecida como Rawvana, a youtuber publicou livros, acumulou milhões de seguidores e construiu império baseado no estilo de vida vegano. Tudo desmoronou com uma gravação em que a mostra com um prato com filé de peixe.

 

Quase dois milhões de assinantes no YouTube, 1,3 milhão de seguidores no Instagram, imagens de verduras, legumes, ervas e frutas; livros, conselhos de beleza, tratamentos de desintoxicação. Yovana Mendoza Ayres, conhecida como Rawvana, criou a partir de 2013 um império baseado no estilo de vida vegano. E, dentro deste, aderiu à corrente consome os alimentos crus.

Mas, a californiana de origem mexicana subiu tão rápido que acabou caindo por causa de um vídeo gravado pela colombiana Paula Galindo, especialista em assuntos de beleza e que soma 7,5 milhões de seguidores no Instagram. Elas compartilhavam uma viagem à ilha indonésia de Bali, e Galindo registrou o instante em que Rawvana estava a ponto de degustar um prato no qual descansava um filé de peixe.

O vídeo acendeu a ira de seus seguidores e a zombaria de quem não comunga com os argumentos veganos. O que veio depois foi uma enxurrada de críticas através de todas as redes sociais.

Uma Rawvana quase sem maquiagem, visivelmente abatida e com voz lastimosa, reapareceu poucos dias depois, em uma gravação com detalhes de todo seu histórico médico, que inclui a interrupção da menstruação, anemia, um desajuste hormonal, problemas de tireoide, fungos vaginais e a síndrome de Sibo, uma doença causada pelo crescimento excessivo do número de bactérias que povoam o intestino delgado.

Na primeira entrevista concedida por Rawvana depois do fiasco, ao canal Univisión, negou que sua doença tenha a ver com seus hábitos alimentícios. Também reconheceu ter perdido alguns de seus patrocinadores, já que sua nova dieta colide com a filosofia dessas marcas. “Sei que muitos de vocês confiam em mim, me escutam e provavelmente se sentem enganados, e estão no seu total direito de sentir isso”, afirmou.

Não obstante, tanto em um comunicado enviado à imprensa como na recente entrevista à Univisión, Rawvana desvincula seus problemas de saúde da dieta vegana: “Meu coração está com a comunidade vegana, e quero reiterar que a dieta baseada em plantas não foi o que me adoeceu”, salientou. Ela afirma que deseja voltar a seguir a ortodoxia vegana assim que os médicos permitirem. As mensagens em suas redes sociais e sites são notavelmente malsonantes, mas ela não parece ter planos imediatos de eliminá-las.

 

Fonte: Primeira Página com informações do site Pragmatismo Notícias.

 

 

 

Redes Sociais