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5 dicas para fazer compras mais saudáveis

Organização e boas escolhas ajudam nos resultados de dietas, explica a nutricionista Dra. Patrícia Diz.

 

Para fazermos uma dieta equilibrada precisamos fazer uma boa compra. Além de contribuir para a saúde, alguns hábitos geram economia e melhoram a organização da dispensa. Confira cinco dicas da nutricionista Dra. Patrícia Diz para fazer boas escolhas:

 

  • O primeiro passo é preferir ingredientes naturais. Os pratos ficam mais saudáveis com produtos frescos, por exemplo, os temperos dão mais sabor e substituem os molhos prontos que são calóricos e cheios de sódio e conservantes. Escolher frutas e legumes da época também aumenta a qualidade das refeições e gera economia nas compras.
  • Alguns hábitos estão relacionados a organização das compras e resistência a tentações. Uma medida é fazer uma lista para não esquecer nenhum ingrediente e diminuir a duração da ida ao supermercado.
  • Fazer uma boa refeição antes de sair de casa e não passar pelo corredor de doces e salgadinhos também são bons métodos de evitar o desejo por alimentos mais calóricos e menos nutritivos. Se você mora com pessoas que fazem questão dessas guloseimas, prefira comprar em porções pequenas.
  • Também é importante ficar atento à integridade e às informações presentes nas embalagens. Além da validade e dos ingredientes que é o que vemos com mais frequência, a embalagem contém várias informações relevantes como o teor calórico, o valor nutricional que nos ajuda a entender sobre a qualidade daquele alimento e itens que podem gerar reações em alérgicos e intolerantes. A integridade também precisa ser avaliada: caixas amassadas, latas estufadas ou vidros trincados deterioram os alimentos e acarretam perda de sabor e qualidade.
  • A participação do profissional de nutrição no supermercado garante a supervisão dos métodos de controle de qualidade e a higienização dos ambientes, equipamentos e utensílios.

 

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Fonte: Primeira Página com informações da Dra. Patrícia Diz.

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