O que muda na nutrição da mulher 40+

Palestra da nutricionista Caroll Martins, durante a Bio Brazil Fair e Naturaltech, trouxe insights para mulheres garantirem qualidade de vida

São Paulo, junho de 2023 – Durante a Bio Brazil Fair | BIOFACH América Latina e a Naturaltech, realizada de 14 a 17 de junho no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo, a nutrição e a saúde da mulher 40+ ganhou destaque na voz de Caroll Martins, nutricionista e expert da Elemento Puro. 

Para Caroll, o risco de osteoporose se agrava pela baixa dos hormônios femininos, que inicia com o climatério a partir dos 40 anos e pode durar até 10 anos.  “Todas as mulheres vão passar por esta fase. Algumas vão ter mais sintomas, outras menos. O que vai determinar é o estilo de vida e o tipo de alimentação”, explica. A boa notícia é que sintomas como ganho de gordura abdominal, dificuldade para emagrecer, alterações no sono, flacidez, cansaço excessivo e perda de massa muscular podem ser controlados com suplementação e mudança de hábitos. 

“Manter a massa magra é um desafio para a mulher 40+. Nesta fase, emagrecer não significa apenas baixar o peso na balança com dietas restritivas sob o risco de lentificar o metabolismo e perder massa muscular”, diz a especialista. A perda de massa muscular, ou sarcopenia, inicia a partir dos 35 anos e faz parte do processo natural de envelhecimento, assim como a gordura que passa a se acumular no abdômen e gera um processo inflamatório, aumentando o risco de gordura no fígado, diabetes e alteração na pressão. “Para evitar isso, a mulher precisa fazer musculação e privilegiar uma dieta proteica, além de cuidar do intestino, onde ocorre a absorção dos nutrientes”, esclarece.  

Uma solução é usar suplementação de ômega 3. “O EPA e o DHA são anti-inflamatórios que criam proteção cardiovascular, reduzem triglicérides, regulam a pressão, a ansiedade e a depressão”. O alerta é escolher suplementos em que a porção de ômega 3 é de 70%, somando EPA e DHA, para não consumir gordura em excesso. 

Outra dica é incluir na dieta a ingestão de whey protein. “A proteína precisa ser consumida de forma fracionada – a cada 3 ou 4 anos. Isso alimenta a leocina, principal aminoácido para a síntese proteica”. A nutricionista indica ainda a creatina, que ajuda na redução da flacidez e na melhora da memória

“A estética é só uma consequência dos cuidados ósseo e muscular, que vão garantir a mulher ter independência física ao longo da vida. O objetivo é ser forte para ser útil. Isso significa, por exemplo, ter força para carregar sua própria mala ou se levantar sem ajuda”.  

Todas as novidades e informações sobre conteúdos podem ser encontradas nos sites da BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e Naturaltech.  

Sobre a Bio Brazil Fair| BIOFACH América Latina e Naturaltech 

Realizada pela Francal Feiras, a NATURALTECH e a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA são as principais feiras do setor de produtos orgânicos e naturais, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet. Elas são realizadas simultaneamente e reúnem os principais players do mercado. Nas edições anteriores, os eventos receberam mais de 36 mil visitantes e apresentaram ao menos 1.200 lançamentos ao mercado. 

Sobre a Francal Feiras   

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.   

Gestão de relacionamento com a imprensa   

APPROACH COMUNICAÇÃO   

francalfeiras@approach.com.br 

Patrícia Kishimoto | (11) 96915-5864 

Patricia Kamel | (11) 99615-0021

Últimos releases