BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA E NATURALTECH comemoram 18 anos de sucesso com a presença de 57 mil visitantes

18ª edição das maiores feiras de negócios em produtos orgânicos e naturais da América Latina
contou com grande visitação de compradores

São Paulo, 24 de junho – Entre os dias 12 e 15 de junho, o Distrito do Anhembi em São Paulo foi palco dos 18 anos das feiras BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH 2024, que reforçaram suas posições como os maiores eventos de produtos orgânicos e naturais da América Latina. Com um balanço extremamente positivo, a feira reuniu 57 mil visitantes ao longo dos quatro dias, um crescimento de 10% em comparação à edição de 2023, proporcionando um ambiente vibrante e propício para negócios, networking, conhecimento e experiência.

A movimentação de negócios continua sendo um dos grandes destaques. Com a presença de 760
expositores, empresas de diversos segmentos aproveitaram a oportunidade para lançar novos produtos e
fortalecer relações comerciais. Os 47 mil metros quadrados estiveram sempre movimentados, com os
expositores relatando um alto nível de interesse e fechamento de parcerias significativas.

Os quatro dias de evento registraram muitos visitantes diariamente, composto por profissionais do setor,
consumidores finais, investidores e entusiastas de produtos orgânicos e naturais. A diversidade do público refletiu o crescente interesse e demanda por produtos saudáveis e sustentáveis. Os visitantes tiveram três principais focos durante a feira: fazer negócios, conhecer tendências e lançamentos, e encontrar novos fornecedores, confirmando a importância e relevância da Bio Brazil Fair e Naturaltech no mercado.

Durante o evento, os participantes puderam assistir a palestras, participar de tours com nutricionistas e
concorrer a premiações, enriquecendo ainda mais a experiência e proporcionando conhecimento valioso
sobre tendências e inovações no setor.

Rodadas de negócios

As Rodadas de Negócios, no espaço dedicado para unir compradores e fornecedores, promoveram boas
oportunidades e parcerias estratégicas: Nesta edição, na Rodada Nacional foram realizadas 490 reuniões com a presença de 33 empresas compradoras e 219 expositores. A expectativa de geração de negócios para os próximos 12 meses é de R$58.380.000,00.

Já a Rodada Internacional de Negócios, organizada pela São Paulo Negócios, contabilizou US$
555.000,00 em negócios realizados e US$ 10.536.000,00 em expectativas de negócios para os próximos 12 meses, resultantes das 441 reuniões realizadas entre as 74 empresas brasileiras e 12 compradores
internacionais (Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Irlanda, México,
Peru, Portugal e Uruguai).

O perfil dos compradores apresentou um crescimento geral de 33%, com 15% de novos CNPJ’s, sendo
compradores inéditos. Os cinco setores com maior crescimento de visitação, foram Perfumaria, Food
Service, Supermercadista, Farmácia e Lojistas. Além disso, os estados com maior número de visitantes durante os quatro dias das feiras foram: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.
“Nestes eventos marcantes, celebramos não apenas o crescimento exponencial do setor de produtos naturais e orgânicos, mas também a conexão e colaboração entre empresas e consumidores comprometidos com um estilo de vida saudável e sustentável.” comentou Valeska Ciré, head de produto da Francal.

Premiação Award

A 18ª edição das feiras BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA e NATURALTECH anunciou com orgulho a 2ª edição do AWARD. Esta premiação destacou produtos de excelência nos setores de alimentos, bebidas e suplementos, promovendo melhorias contínuas nos portfólios das empresas e incentivando a categoria de produtos saudáveis, alinhada à tendência Clean Label. Com 500 produtos cadastrados, a premiação celebrou os esforços das marcas na promoção da saúde, nutrição e sustentabilidade.
“A Secale existe há 18 anos e, desde o início, ela é de uma empresa de produtos orgânicos. Nascemos quase junto com a legislação de orgânicos no Brasil. Esse ano foi muito importante recebermos este prêmio, porque a Secale é uma empresa do Rio Grande do Sul e que foi atingida pela enchente. A empresa não está produzindo nesse momento, então, todas as coisas que vêm energizam e somam”, diz Rosangela Cabral, fundadora da Secale Orgânicos.

“Durante a cerimônia de premiação a Solarius relançou a marca, já que por conta do acidente da barragem da Vale, a gente estava bem localizada especificamente ao lado do Córrego do Feijão, então, com muita dificuldade, conseguimos nos reconstruir e recomeçamos. E, o prêmio foi sensacional para a gente, dá um gás para todos nós saber que fomos o primeiro lugar na categoria alimentos”, comera Gustavo Gouvea, diretor geral da empresa.
“A gente sempre se preocupou em fazer uma empresa correta, sustentável e saudável, e ganhar esse prêmio foi um reconhecimento que sempre procuramos, pois, foi um produto que trabalhamos muito para conseguir desenvolver. Poder participar dessa feira, foi uma sensação e oportunidade incrível, e tudo mundo se emocionou”, ressalta Laíse Kuryura, CEO da Volcá Foods.
“Nós estamos fazendo um trabalho muito inovador, principalmente quanto ao reaproveitamento dos resíduos das frutas, e foi isso que possivelmente chamou a atenção dos jurados. Ficamos em primeiro lugar na categoria de sustentabilidade, somos os pioneiros e uma das poucas empresas que utilizam as frutas inteiramente. Então, termos esse reconhecimento na feira foi muito importante, muito emocionante e nos motiva sempre estar aqui todo ano”, comenta Bruna, nutricionista e membro da família proprietária da empresa Organovitta.
“A Mahta tem menos de 2 anos, somos recém-chegados no mercado, esse é nosso primeiro empreendimento e, no ramo da nutrição alimentícia, fomos muito bem acolhidos por toda a comunidade da Naturaltech. Estamos gratos com esse prêmio, é muito importante para nós porque realmente ressalta que sim, dá para fazer produtos de ingredientes amazônicos, comprados de pequenas e médias comunidades, que entregam um forte impacto”, afirma Max Petrucci, fundador da Brasil Mahta.

Time da Brasil Mahta

Presenças de celebridades

Ivete Sangalo e Daniel Cady

A presença de celebridades nas feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech 2024 foi um dos pontos altos do evento, atraindo ainda mais atenção do público e da mídia. A participação de figuras conhecidas ampliou o alcance e o impacto da feira, promovendo a importância do consumo consciente, alimentação mais saudável e práticas sustentáveis. Entre os famosos e celebridades presentes, as feiras tiveram as presenças de Ana Hickmann, Bela Gil, Bell Marques, Daniel Cady, Edu Guedes, Isabela Fontana, Italo Marques, Ivete Sangalo, Mari Gonzales, Pedro Scooby, Pipo Marques, Henrique Fogaça e muitos outros. Cada um deles trouxe uma contribuição única, reforçando o compromisso com estilos de vida mais saudáveis e a preservação do meio ambiente.

Programações de Conteúdos

Durante os quatro dias de feiras, uma série de palestras enriqueceram o conhecimento dos participantes em diversas áreas. A programação de conteúdo foi rica e diversificada, abrangendo palestras, workshops e painéis de discussão com temas que variaram desde agricultura sustentável até bem-estar e saúde. Relembre algumas delas:
No Lounge VIP dos Nutricionistas houve a presença de muitos profissionais reconhecidos na área, como o Murilo Pereira e Andreia Naves, onde trouxeram insights sobre saúde e suplementação, e a Dra. Carolina Pimentel destacou a importância do consumo de sucos, ressaltando a variedade disponível e a relevância das escolhas alimentares conscientes.
Enquanto isso, no Espaço Beleza, Saúde e Bem-Estar, empresas como Phytoterapica apresentaram os
benefícios de produtos naturais, e o panorama farmacêutico, com a presença do Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, falou sobre “A transformação das farmácias como porta de entrada da promoção da saúde e bem-estar da população”. O executivo ressaltou que as farmácias “estão se modernizando e adaptando às novas tendências, utilizando as redes sociais para se conectar com os clientes.
O 18º Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável promoveu discussões sobre agricultura
biodinâmica e sustentabilidade, e contou com diversos profissionais de representatividade em suas áreas de atuação, que levantaram uma série de reflexões e inspirações sobre assuntos que permeiam o universo orgânico, saudável e sustentável.
Na Arena Conhecimento, o empresário e influenciador Murilo Gun falou sobre a importância da expressão dos sentimentos, enquanto umas gamas de especialistas debateram estratégias de produção e consumo sustentáveis no mercado de orgânicos.

Ações sustentáveis

Palco Arena Conhecimento

Nesta edição da feira, o piso foi feito de material sustentável em parceria com Caprimar Eventos, Therpol®, Cotton Move e UBQ. Este piso inovador reduziu resíduos plásticos ao utilizar Therpol e fibras de tecido descartadas, além de aproveitar resíduos de jeans como pigmento, diminuindo a necessidade de corantes químicos.
A Bio Brazil Fair e a Naturaltech comprometeram-se com a reciclagem das embalagens coletadas através de medidas de compensação ambiental. Com o selo Eu Reciclo 100%, para cada embalagem recicladas nas feiras, 1 embalagem equivalente, terá a destinação correta. Lixeiras feitas de material reutilizável e biodegradável foram distribuídas pelos eventos para facilitar a coleta e separação adequada dos resíduos.
O evento também incentivou os expositores a adotarem práticas sustentáveis, como parte da campanha do selo “Viva Verde”. Os critérios incluíram a redução de resíduos, uso de tecnologias que substituem materiais impressos, e sistemas de coleta e reciclagem. Os expositores que cumpriram esses requisitos ganharam visibilidade nos canais oficiais do evento.

Selo viva verde

Várias das ações foram realizadas com o engajamento e propósito comum de diversos parceiros e
patrocinadores. A empresa Tetra Pak foi a Patrocinadora de Gestão Ambiental dessa edição e as empresas Eu Reciclo, Carbono B e LC Ambiental foram os Parceiros Ambientais dessa edição.

Patrocinadores e apoiadores de 2024:

A Naturaltech, o maior evento de produtos naturais da América Latina, teve a presença de patrocinadores e parceiros importantes, que impulsionaram a feira, refletindo sua importância e credibilidade para o setor. Entre os principais apoiadores esteve a Gummy, patrocinadora diamante. No nível de patrocínio ouro, tivemos a 100%

Você e a Nutrata, empresas conhecidas pela dedicação à saúde e ao bem-estar através de produtos naturais de alta qualidade. A Vitafor, patrocinadora prata, foi uma referência em suplementos alimentares e produtos de nutrição funcional. A Tetra Pak, com seu patrocínio de gestão ambiental, contribuiu com expertise em embalagens sustentáveis e práticas ecológicas. A Sociedade Vegetariana Brasileira, como apoio oficial, reforçou a importância da alimentação vegetariana e vegana no evento.

A Bio Brazil Fair, o maior evento de produtos orgânicos da América Latina, realizada em conjunto com a
Naturaltech, contou com o apoio ouro da Alva Personal Care e com a Nürnberg Messe como colaboradora. O Instituto Brasil Orgânico e a Organis deram apoio oficial à Bio Brazil, promovendo a agricultura orgânica e sustentável no país.

Ambos os eventos receberam apoio institucional da São Paulo Negócios, Associação Brasileira de Embalagem, ANFARMAG, APAN e IBNF, que asseguraram uma base sólida de suporte e colaboração.
Os parceiros de conteúdo como Bagnarelli, Conexsus, Centro de Nutrição Funcional, Equilibrium, FutureBrand, Panorama Farmacêutico e Polo enriqueceram o evento com conhecimento e inovação. A Therpol, como parceira de inovação, destacou-se pelo piso sustentável do evento. A escola de negócios Mídias Empresas e o parceiro de dados Speedio acrescentaram valor com análises e insights, enquanto os parceiros ambientais Eureciclo e LC Almeida promoveram práticas de reciclagem e sustentabilidade. Os principais afiliados foram Sindiprom e Ubrafe.

A Latam Airlines e a Via HG Turismo foram responsáveis pela viagem e hospedagem, facilitando o acesso dos participantes ao Distrito Anhembi, local de realização do evento. Com esse conjunto de parceiros e patrocinadores, a 18ª edição foi memoravél, promovendo a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar em um ambiente de inovação e colaboração contínuas.

Expectativas para 2025

A Bio Brazil Fair e Naturaltech 2024 encerraram-se com um sentimento de missão cumprida e expectativas elevadas para a próxima edição. Os organizadores já confirmaram que o evento de 2025 será ainda melhor, com uma programação de conteúdos ampliada e completa, muitos lançamentos para o mercado de orgânicos e naturais. O sucesso deste ano reforça o compromisso da feira em promover a sustentabilidade, saúde e bem-estar, consolidando-se como um evento imprescindível no calendário do setor.

Opinião de Expositores

“As feiras são para nós uma excelente plataforma de negócios, sempre gerararam muitos contatos. Este ano não foi diferente – mais um ano de sucesso. Certamente estaremos aqui no próximo ano” – disse Pedro Henrique Alcântara, Diretor da Finococo.


“A Surya Brasil, com 29 anos de dedicação à beleza limpa, encontrou na Bio Brazil 2024, o cenário ideal para compartilhar sua missão e valores, destacando novidades em skincare, terapia capilar e colorações naturais, como a inovadora henna em pó e a líder mundial henna creme. A experiência positiva reforça nosso compromisso com cosméticos naturais e orgânicos, inspirando-nos a continuar educando consumidores para uma beleza livre de substâncias tóxicas” – Clélia Angelon, CEO, Surya Brasil


“Presenciar o crescimento da feira a cada ano e ter o previlégio de participar, nos deixa realizadas. Entramos com dois espaços, um para fábrica de cosméticos (&CO) com foco na terceirização e outro estande com as nossas marcas, Pink Cheeks e Kind Beauty. Foram dias corridos e prazerosos. Próximo ano estaremos maiores, com um estande para cada marca porque sabemos e acreditando no potencial da feira” – Corina Godoy cofundadora e sócia da Pink Cheeks

“A Naturaltech, para a Apis Flora, não é um evento qualquer. É um marco no ano da empresa no qual temos encontro marcado com clientes, consumidores, fornecedores e profissionais de saúde. Este ano apresentamos nossos quatro lançamentos disruptivos, e tivemos a oportunidade de compartilhar com o mercado as inovações que preparamos para cada um deles. Se existe um lugar perfeito para apresentar como conectamos natureza e ciência em prol da saúde, este lugar é na Naturaltech, evento, inclusive, que já marcamos presença incessantemente há anos” – Adriel Santos, Gerente de Marketing da Apis Flora

“É nosso terceiro ano aqui na Natural Tech, a gente vem crescendo todos os anos e isso se deve à feira também. Começamos aqui com nove metros quadrados, hoje estamos com um estande de 36 metros quadrados, então para nós que somos orgânicos, esse evento nos eleva a outro patamar. Inclusive, ano que vem voltaremos com um espaço maior ainda” – Vitor Pires, CEO da Kombucha Doutor K.

“A Sebrae Bahia está muito feliz com o evento, nossas expectativas foram todas superadas. Viemos com intuito de realmente mostrar a marca pela primeira vez e conquistamos vários negócios muito interessantes para nós. Acredito que a Natural Tech conseguiu colocar a empresa em outro patamar, inclusive, ano que vem já está certo de que voltaremos” – Rafael Gatto, Diretor Comercial do Sebrae Bahia.

Para mais informações sobre assuntos para a imprensa, entre em contato: francal@approach.com.br

Sobre a Bio Brazil e Naturaltech
A Bio Brazil e Naturaltech são as maiores feiras de produtos orgânicos, naturais e saudáveis da América Latina. Realizadas anualmente, as feiras oferecem uma plataforma abrangente para empresas e profissionais do setor, promovendo a inovação, sustentabilidade e o bem-estar. Com uma variedade de exposições, palestras e atividades, a Bio Brazil e Naturaltech são eventos imperdíveis para todos os interessados em saúde, nutrição e sustentabilidade.

Patrocinadores 2024
Naturaltech: Patrocinador Diamante: Gummy, Patrocinadores Ouro: 100% Você e Nutrata, Patrocinador Prata: Vitafor, Patrocínio Gestão Ambiental: Tetra Pak
Bio Brazil Fair: Patrocinador Ouro: Alva Personal Care,

Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

francal@approach.com.br
Aliny Pavan e João Godoy (atendimentos) | Tatiana Izquierdo (gerente)

Últimos releases