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Publicado em:
5
2/2019

Como montar uma lancheira saudável na volta às aulas

Nutricionista orienta os pais para evitarem alimentos prontos ou processados na rotina das crianças.



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Divulgação.

Com o dia a dia cada vez mais corrido fica difícil para os pais não recorrerem a alimentos prontos ou processados na hora de montar a lancheira das crianças.

A nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, dá dicas para transformar os lanchinhos escolares em opções saudáveis e nutritivas:
• Evite repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente.
• Cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, pois podem estragar se mantidos fora de temperatura correta. Para isso, uma lancheira térmica é mais adequada, já que normalmente esses alimentos representam a porção proteica que é importante na alimentação.
• Incluir todos os dias uma fruta na lancheira, se possível, permitindo que a criança escolha qual ela deseja levar. O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais, e pode estimular o consumo se elas forem picadas em formatos diferentes.
• É válido colocar uma garrafinha de água na mochila e incentivar a criança a beber ao longo do dia. Água de coco e sucos naturais também podem fazer parte do lanche.
• Os pais podem congelar os líquidos em forminhas de gelo um dia antes, pois assim estarão ainda geladinhos para o consumo. Em relação aos sucos de caixinha, opte pelos integrais, sem adição de açúcar e aditivos, facilmente encontrados nos mercados.
• Coloque também uma opção de carboidrato. Pães ou bisnaguinhas integrais, wrap, biscoitos integrais ou simples (sem recheio) e barras de cereais são boas opções para fornecer energia à criança. Como acompanhamento, prefira geleia de frutas, margarina, requeijão light, cream cheese e queijos tipo polenguinho.
• Caso a criança consuma salgados na escola, a dica é que os pais ensinem seus filhos a dar preferência aos assados, como pão de queijo, esfihas e tortas. Evite alimentos como pães brancos, salgadinhos, chocolates e refrigerante que desequilibram a dieta da criança. Combine com ela um dia da semana para levar um desses alimentos.

Fonte: Primeira Página com informações do Grupo São Cristóvão Saúde.


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