Notícias


Publicado em:
4
2/2019

Aposentados optam pelo próprio negócio

Análises feitas pelo Sebrae mostram que esse momento da vida pode ser aproveitado como a oportunidade ideal para investir na concretização de um sonho.



Metatags: Negócios, Aposentadoria, Idoso, Empreendedorismo.
Divulgação

O empreendedorismo tem sido uma alternativa de vida que milhões de brasileiros têm adotado, com cada vez mais frequência, após a aposentadoria, seja como fonte complementar de renda, como uma forma de se manterem ativos ou mesmo como uma busca pela concretização de um sonho.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a população idosa no Brasil será de 30 milhões até 2020. Estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras nessa faixa etária é importante para manter essa parcela da população dentro da economia produtiva.

Análises feitas pelo Sebrae mostram que esse momento da vida pode ser aproveitado como a oportunidade ideal para investir em um negócio: diferentemente dos mais jovens, as pessoas mais maduras têm menos medo dos riscos e estão mais preocupadas com a realização pessoal do que com a rentabilidade.

“Minha dica para o aposentado que pretende abrir um negócio é: pesquise o ramo com profundidade, mesmo que você ou um sócio possuam expertise. É preciso tomar cuidado para não confundir hobby com empresa”, explica o especialista em serviços financeiros do Sebrae, Hugo Cardoso. Elaborar um bom plano de negócios, estudar o mercado e buscar capacitação são quesitos básicos.

O Sebrae elaborou algumas dicas:

Busque ajuda

Experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso do seu empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar.

Invista em capacitação

O conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições.

Inove

Observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável.

Seja dedicado

Investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.

Fonte: Primeira Página com informações do Sebrae.


Últimas notícias

Fraudes no e-commerce brasileiro caíram 27,3% em 2018

Konduto analisou 120 milhões de transações que aconteceram entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.
Leia Mais

Encontro do setor de Feiras e Eventos promove Transformação no setor

ESFE reúne as principais marcas do setor M.I.C.E do Brasil no Jockey Club São Paulo. Francal Feiras é uma das apoiadoras do evento.
Leia Mais

7 benefícios do chá verde

Bebida milenar pode ser uma aliada quando consumida da forma adequada. A nutricionista Aline Quissak enumera alguns dados que a maioria da população ainda não conhece.
Leia Mais