Notícias


Publicado em:
12
12/2018

Uso de cosméticos por meninas antecipa a puberdade

A informação é do estudo da Universidade da Califórnia, EUA. O uso frequente desses produtos afeta os hormônios do crescimento e adiantam a puberdade de meninas na faixa dos nove anos.



Metatags: Naturaltech, Cosméticos, Puberdade, Hormônio, Maquiagens, Xampus
Divulgação Freeimages

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, a exposição a componentes químicos de maquiagens, xampus e outros produtos de cuidado pessoal pode estar afetando hormônios do crescimento e adiantando a puberdade de meninas na faixa dos nove anos de idade.

O estudo publicado no jornal "Human Reproduction" examinou cadeias carbônicas de ftalatos, parabenos e fenóis a partir de testes de urina das mães grávidas e, nove anos depois, testaram a urina de seus filhos atrás de sinais do início da puberdade. A avaliação foi feita entre 1999 e 2008 em 388 crianças — 179 meninas e 159 garotos.

"Mães com níveis altos de dois desses químicos no corpo durante a gravidez tiveram filhas que entraram mais cedo na puberdade. Descobrimos também que meninas de nove anos detectadas com altos níveis de parabenos entraram mais cedo na puberdade", explicou o Dr. Kim Harley, professor de saúde pública e coordenador da pesquisa.

Os ftlatos são usados em aromatizantes como perfumes, desodorantes e sabonetes. Já os parabenos são encontrados em cosméticos, fenóis utilizados em desde batons a loções e triclosan — um agente antibacteriano — pode ser achado em tipos de sabonetes e cremes dentais.

Para cada duplicação da concentração desses químicos medida na urina das mulheres grávidas, descobriu-se que suas filhas passavam pela puberdade em média um mês antes do previsto. Nos meninos, entretanto, não foram detectadas mudanças no tempo da puberdade.

Fonte: Primeira Página com informações do jornal O Globo.


Últimas notícias

PMEs brasileiras estão de olho na indústria 4.0

Pesquisa aponta que 38% das pequenas e médias empresas enxergam nas tecnologias o caminho para melhores produtos e serviços.
Leia Mais

Aumenta a previsão de crescimento da economia em 2019

Dados estão no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.
Leia Mais

Um engano chamado light

Nutricionista Cláudia Viegas analisou duas gamas de batata frita: as normais e as na versão light.
Leia Mais