Notícias


Publicado em:
12
12/2018

Uso de cosméticos por meninas antecipa a puberdade

A informação é do estudo da Universidade da Califórnia, EUA. O uso frequente desses produtos afeta os hormônios do crescimento e adiantam a puberdade de meninas na faixa dos nove anos.



Metatags: Naturaltech, Cosméticos, Puberdade, Hormônio, Maquiagens, Xampus
Divulgação Freeimages

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, a exposição a componentes químicos de maquiagens, xampus e outros produtos de cuidado pessoal pode estar afetando hormônios do crescimento e adiantando a puberdade de meninas na faixa dos nove anos de idade.

O estudo publicado no jornal "Human Reproduction" examinou cadeias carbônicas de ftalatos, parabenos e fenóis a partir de testes de urina das mães grávidas e, nove anos depois, testaram a urina de seus filhos atrás de sinais do início da puberdade. A avaliação foi feita entre 1999 e 2008 em 388 crianças — 179 meninas e 159 garotos.

"Mães com níveis altos de dois desses químicos no corpo durante a gravidez tiveram filhas que entraram mais cedo na puberdade. Descobrimos também que meninas de nove anos detectadas com altos níveis de parabenos entraram mais cedo na puberdade", explicou o Dr. Kim Harley, professor de saúde pública e coordenador da pesquisa.

Os ftlatos são usados em aromatizantes como perfumes, desodorantes e sabonetes. Já os parabenos são encontrados em cosméticos, fenóis utilizados em desde batons a loções e triclosan — um agente antibacteriano — pode ser achado em tipos de sabonetes e cremes dentais.

Para cada duplicação da concentração desses químicos medida na urina das mulheres grávidas, descobriu-se que suas filhas passavam pela puberdade em média um mês antes do previsto. Nos meninos, entretanto, não foram detectadas mudanças no tempo da puberdade.

Fonte: Primeira Página com informações do jornal O Globo.


Últimas notícias

Dia Do Consumidor: 40% dos consumidores que fazem perguntas fecham compra

Atendimento ao cliente é decisivo na hora da conversão. Especialista dá dicas para otimizar o serviço e aumentar vendas.
Leia Mais

Como higienizar frutas corretamente

A nutricionista da Snack Frutas, Karen Alves, detalha uma boa forma de lavar os alimentos: imersão de hipoclorito e retirada do produto com água corrente.
Leia Mais

Comércio eletrônico deve crescer 16% em 2019

Segundo a ABComm, otimismo vem da melhora no cenário econômico e na elevação da confiança do consumidor.
Leia Mais