Notícias


Publicado em:
6
12/2018

BCAAs melhoram sistema imunológico

Nutricionista aponta que os BCAAs, particularmente a leucina, estão relacionados como um forte estímulo nutricional para aumentar a produção e reduzir a degradação de proteínas.



Metatags: Naturaltech, BCAA, Atleta, Esporte, Suplemento, Aminoácidos, Proteínas
Divulgação

“O termo BCAA vem do inglês Branched Chain Aminoacids, que significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Essa expressão define um grupo composto por leucina, isoleucina e valina”, explica o nutricionista Diogo Círico. Segundo ele, os aminoácidos constituem cerca de um terço das proteínas musculares e não são produzidos pelo corpo humano.

Por essa razão a suplementação ajuda a manter um ótimo estado nutricional. Evidências científicas mostram que os BCAA, particularmente a leucina, estão relacionados como um forte estímulo para aumentar a produção e reduzir degradação de proteínas.

De acordo com Círico, entre os três BCAA a leucina é mais reconhecida por sua função específica na ativação da via de sinalização da mTOR, uma proteína que estimula a hipertrofia no músculo.

“Existem diferentes pareceres e artigos científicos sobre o benefício desses aminoácidos no desempenho esportivo. A maioria atribuí aos BCAA um papel importante na estimulação da síntese proteica muscular (hipertrofia), na redução dos marcadores de lesão muscular e da sensação de fadiga induzida pelo exercício”.

Os BCAA também diminuem o estado inflamatório do músculo lesionado por meio do aumento da disponibilidade de aminoácidos utilizados pelas células imunes, em especial a glutamina, que é altamente consumida pelas células inflamatórias.

“A diminuição nos níveis de glutamina pode ser um sinal de fadiga e os suplementos parecem ser uma forma bastante eficaz de aumentar a disponibilidade desse aminoácido e, consequentemente, evitar depressão do sistema imune”, complementa Círico.

Outro estudo mostrou que a deficiência de leucina pode prejudicar o estado imunológico. Isso acontece porque a leucina é capaz de regular as citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias. As citocinas são um grupo de moléculas envolvidas na emissão de sinais entre as células durante as respostas imunes. Nesse mesmo estudo foi mostrado que a suplementação de leucina foi capaz de reverter o quadro e melhorar a resposta imunológica.

Fonte: Primeira Página com informações da assessoria de imprensa


Últimas notícias

Cinco dicas do Sebrae para quem quer abrir um e-commerce

Plano de negócio é o primeiro passo para os interessados.
Leia Mais

Natal deve movimentar R$ 53,5 bi na economia

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito apontam que mais de 110 milhões de consumidores devem ir às compras e investir, em média, R$ 116 por produto.
Leia Mais

Uso de cosméticos por meninas antecipa a puberdade

A informação é do estudo da Universidade da Califórnia, EUA. O uso frequente desses produtos afeta os hormônios do crescimento e adiantam a puberdade de meninas na faixa dos nove anos.
Leia Mais