Notícias


Publicado em:
4
12/2018

Plantas medicinais de interesse do SUS são tema de monografias

Documentos contêm informações sistematizadas de espécies da Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse do SUS (Renisus).



Metatags: Naturaltech, Plantas Medicinais, SUS, Renisus, Monografia, Guaco, Alecrim-Pimenta, Eucalipto
FreeImages

Três monografias sobre plantas medicinais com informações sistematizadas de espécies da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde – SUS (Renisus) foram publicadas recentemente: Mikania glomerata (Guaco), Lippia sidoides (Alecrim-pimenta) e Eucalyptus globulus (Eucalipto).

Pesquisadores com expertise na área usaram o método de Avaliação de Tecnologias em Saúde para buscar, analisar e sistematizar as informações, constantes em bancos de dados nacionais, internacionais e publicações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre as espécies da Renisus.

Os documentos reúnem informações farmacopeias, formas farmacêuticas/formulações utilizadas, além daquelas relacionadas à segurança e eficácia de plantas medicinais de interesse ao SUS.

As plantas medicinais das monografias não têm, necessariamente, eficácia e segurança comprovadas, e das três espécies publicadas, apenas a Mikania glomerata (Guaco) está na Rename. O material completo está disponível aqui.

Fonte: Primeira Página, com informações da Abifisa


Últimas notícias

PMEs brasileiras estão de olho na indústria 4.0

Pesquisa aponta que 38% das pequenas e médias empresas enxergam nas tecnologias o caminho para melhores produtos e serviços.
Leia Mais

Aumenta a previsão de crescimento da economia em 2019

Dados estão no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.
Leia Mais

Um engano chamado light

Nutricionista Cláudia Viegas analisou duas gamas de batata frita: as normais e as na versão light.
Leia Mais