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Publicado em:
27
11/2018

Modernizar formas de pagamento é essencial para não perder vendas

Para comércio eletrônico, aceitar cartões é fundamental, já que 80% das transações são feitas com esse meio de pagamento.



Metatags: Varejo, Pagamento, Cartão, Máquina

Avanços tecnológicos e mudanças no comportamento de compra exigem cada vez mais que o varejo aprimore seus processos, inclusive os meios de pagamento, para não perder vendas em datas comerciais importantes, como o Natal que se aproxima.

Para quem vende ou pensa em vender pela internet, o cartão é fundamental: 80% das transações no comércio eletrônico são feitas com esse meio de pagamento, segundo pesquisa DataFolha para a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).

Para as micro e pequenas empresas também: levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que aquelas que oferecem ao cliente a possibilidade de pagar com cartão têm desempenho melhor em termos de vendas (aumento de 57%) e de faturamento (55%) em comparação com aquelas que ainda não trabalham com esse meio.

De acordo com a Associação de Gestão de Pagamentos Eletrônicos (PAGOS), o mercado já se deu conta do potencial desse segmento e passou a oferecer diversos produtos e serviços para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Segundo o Sebrae, elas representam cerca de 98,5% do total de empresas privadas do Brasil e respondem por 27% do PIB e por 54% do total de empregos formais no País.

“Para quem está começando um negócio ou tem volume pequeno de vendas, a melhor opção é a máquina que se conecta ao celular, que é mais barata”, explica Rudy Consoli Mateus, gerente de marketing da PagPop.

“Com ela, a pessoa não perde vendas para clientes que não têm dinheiro ou talão de cheque à mão. Em relação ao cheque, ela tem ainda a vantagem da garantia do pagamento”, completa.

A PAGOS recomenda alguns cuidados para assegurar a eficiência nos serviços prestados com esses equipamentos, já que não basta apenas disponibilizar uma boa máquina conectada ao celular para assegurar uma prestação de serviço acessível.

Muitas vezes o pequeno empreendedor não dispõe de um celular que permita boa qualidade de conexão bluetooth com a maquininha, por exemplo. Por isso é bom prestar atenção neste quesito e realizar testes antes de adquiri-la.
“Foi inclusive por essa razão que os fabricantes lançaram mais recentemente maquininhas com chip de dados embutido. Essas não dependem do celular para realizar transações com cartão, apesar de serem mais caras”, explica Carlos Ogata, diretor do comitê de Facilitadores de Pagamento da PAGOS. Outro fator importante para um bom serviço prestado é saber qual operadora do chip de dados trabalha melhor na região onde se encontra o empreendedor.

Com a crescente competição entre as maquininhas, empreendedores já estabelecidos podem trabalhar com mais de uma marca para optar pelo melhor momento de usar cada uma, de acordo com taxas, condições de parcelamento para os consumidores e prazos de pagamento. E o aumento de vendas do final de ano é uma boa oportunidade para ampliar o número de máquinas à disposição dos consumidores.

Quem pensar em trocar ou ampliar a gama de maquininhas deve ficar de olho nas novas opções equipadas com Android. “Máquinas carregada com sistema operacional Android se transformam em pequenas unidades de inteligência do negócio”, explica Rudy, da PAGOS. “Assim como acontece com os celulares, o sistema permitirá a instalação de inúmeros aplicativos. Algumas delas já vêm com apps de gestão financeira”, comenta.

Atualmente existem quase duas dezenas de marcas de máquinas e serviços que transacionam cartões, o que garante um alto nível de competitividade. No primeiro semestre deste ano, o valor transacionado em cartões de crédito, débito e pré-pagos foi de quase R$ 720 bilhões em 8,8 bilhões de transações

Fonte: Assessoria de Imprensa


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