Notícias


Publicado em:
11
10/2018

Prefeitura de São Paulo comemora a Semana Municipal da Alimentação

Prefeito Bruno Covas assinará decretos de Combate ao Desperdício de Alimentos e criação do Observatório da Gastronomia



Metatags: TAGS: Semana

Entre os dias 14 e 19 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Paulo realiza a Semana Municipal da Alimentação, que terá atividades em diversos pontos da capital voltados a ampliar a consciência da população para uma alimentação saudável.

No dia 16 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, o prefeito Bruno Covas assina dois decretos em evento, às 19, na Praça das Artes. O primeiro será voltado a ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Combate ao Desperdício de Alimentos em equipamentos da prefeitura como mercados, sacolões e feiras livres.

O segundo decreto cria o Observatório da Gastronomia da Cidade de São Paulo. Esse setor, criado dentro da pasta de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, será um espaço de articulação entre os setores público e privado direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia no munícipio. O evento contará com grandes nomes da gastronomia paulistana.

“Além das atividades para a população, a Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo ações que irão impactar toda a cadeia produtiva da alimentação, o comércio de alimentos, a cultura do desperdício e a coleta de resíduos orgânicos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Durante a tarde do dia 16, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza na Praça das Artes o 1º Simpósio Municipal de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar. O Simpósio contará com especialistas e autoridades de diversas áreas, que apresentarão iniciativas e desafios dos setores público, privado e sociedade civil no combate ao desperdício, debatendo os temas de sustentabilidade, vigilância sanitária e empreendedorismo.

Orgânicos

As atividades da Semana Municipal da Alimentação voltadas à população começam no domingo, dia 14, na região da Avenida Paulista, onde acontece a Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, dentro do Parque Mario Covas. Produtores de Parelheiros estarão no local oferecendo os melhores produtos da agricultura urbana e familiar como frutas, verduras, hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

A feira começa às 9h e termina às 14h, ou enquanto durar o estoque de produtos à venda. Às 11h, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, visitará a feira, onde também estará acontecendo de hora em hora Oficinas de Vasinhos para crianças. Os jovens receberão dicas de plantio e cultivo de mudas, além de aprender a fazer um jardim suspenso utilizando apenas garrafas PET.

Na segunda-feira, 15 de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança às 12h, no Mercado Kinjo Yamato, no centro da cidade, o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos. O projeto visa arrecadar alimentos em boas condições para o consumo, mas que seriam descartados por não terem valor comercial, e doar para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Na mesma data, a secretária, Aline Cardoso e o presidente da Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Edson de Lima Filho, lançam o Mercado Sustentável, projeto piloto de Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A ação, que também será desenvolvida no Mercado Kinjo Yamato, tem o objetivo de fazer o manejo adequado dos resíduos sólidos nos mercados municipais, visando a redução do envio dos mesmos ao aterro sanitário.

Já nos dias 15, 17, 18 e 19 de outubro, os Cresans - Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Butantã e da Vila Maria, oferecem diversas oficinas voltadas para crianças, adultos e idosos. As atividades de uma a duas horas de duração são variadas passando por como cuidar de hortas, educação alimentar e atividade corporal. A programação completa está abaixo.

Na quarta-feira,17 de outubro, acontece a feira noturna de produtos orgânicos no bairro da Saúde. A feira acontecerá todas as quartas-feiras dos meses de outubro e novembro, atendendo o público das 17h às 21h. O objetivo é trazer para a população local uma opção saudável de produtos livres de agrotóxicos e conservantes, colhidos e entregues pelos produtores.

No dia 18 de outubro, quinta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a ONG Banco de Alimentos, realiza no Cresan Vila Maria a capacitação de Aproveitamento Integral de Alimentos para 80 merendeiras da rede pública de ensino. A oficina ocorre das 10h às 12h, e irá ensinar as cozinheiras a preparar uma refeição saudável com insumos que normalmente são descartados.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMSP


Últimas notícias

Chá de folha de amora miúra da Flora Miúra

A próxima aposta mundial de chá funcional
Leia Mais

Segmento de alimentos saudáveis deve crescer 3% ao ano até 2022

Faturamento chegou a R$ 92,5 bilhões em 2017 no Brasil, de acordo com pesquisa do Euromonitor International.
Leia Mais

Prefeitura de São Paulo comemora a Semana Municipal da Alimentação

Prefeito Bruno Covas assinará decretos de Combate ao Desperdício de Alimentos e criação do Observatório da Gastronomia
Leia Mais