Notícias


Publicado em:
1
10/2018

Dia do Vegetarianismo é comemorado em 1º de Outubro

Aumento do número de consumidores que buscam alimentação saudável e se preocupam com o sofrimento dos animais vem promovendo crescimento deste mercado no Brasil e no mundo.



Metatags: Dia do Vegetarianismo, Vegano, SVB, Vegfest, Naturaltech, Alimentação Saudável

Estabelecido em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-americana, o Dia Mundial do Vegetarianismo, comemorado em 1º de outubro, é lembrado todos os anos como uma data para incentivar esse tipo de opção alimentar, baseada em vegetais.

A dieta vegetariana difere da dieta onívora – em que a base da alimentação são os vegetais e animais – em vários aspectos. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o vegetariano pode ou não ingerir alimentos derivados de animais. Tanto é que há subdivisões no grupo, como as dietas vegana, a lacto-vegetariana, a ovo-lacto-vegetariana, a ovo-vegetariana, a crudívora e a frugívora.

O crescimento desses tipos de dieta no Brasil acompanha uma tendência mundial. Segundo a SVB, 14% de todos os novos produtos lançados na Europa em 2015 foram vegetarianos ou veganos. De 2013 a 2015, o lançamento de produtos veganos cresceu 150% no continente.

Nos supermercados brasileiros também já é possível encontrar muitas versões veganas de produtos cárneos ou lácteos como nuggets, presuntos, quibes, coxinhas, salsichas, linguiças, sorvetes e requeijões.

Sobre os aspectos nutricionais da dieta, a nutricionista Shila Minari explicou, em entrevista para a Agência Brasil, que os vegetarianos podem ter uma alimentação balanceada e saudável. A nutricionista aconselha a inclusão de leguminosas e fontes de proteína não animal na alimentação de quem opta por esse estilo.

A profissional explica que suplementos de vitamina B12 muitas vezes são necessários para os vegetarianos, uma vez que se trata da única vitamina que não é suprida com esse tipo de alimentação.

Congresso

De 10 a 14 de outubro, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, promove a sétima edição do Vegfest – Congresso Vegetariano Brasileiro, no Novotel Center Norte, em São Paulo, com organização da Francal Feiras.

O evento, uma novidade no calendário da promotora, reúne congresso, feira vegana com mais de 100 expositores de alimentos, cosméticos, moda, livros e outros produtos, uma ampla programação de palestras e demonstrações culinárias com mais de 100 renomados chefs e especialistas, e diversas opções de brincadeiras e entretenimento.

Há 15 anos, a Francal Feiras promove a  Naturaltech, que atende este público com um crescente mix de produtos, seminários, workshops e festival de cozinha específicos para empresas e consumidores que adotaram este estilo de vida.
 

Fonte: Primeira Página, com informações do site Vista-se e Agência Brasil


Últimas notícias

Chá de folha de amora miúra da Flora Miúra

A próxima aposta mundial de chá funcional
Leia Mais

Segmento de alimentos saudáveis deve crescer 3% ao ano até 2022

Faturamento chegou a R$ 92,5 bilhões em 2017 no Brasil, de acordo com pesquisa do Euromonitor International.
Leia Mais

Prefeitura de São Paulo comemora a Semana Municipal da Alimentação

Prefeito Bruno Covas assinará decretos de Combate ao Desperdício de Alimentos e criação do Observatório da Gastronomia
Leia Mais