Notícias


Publicado em:
1
10/2018

Dia do Vegetarianismo é comemorado em 1º de Outubro

Aumento do número de consumidores que buscam alimentação saudável e se preocupam com o sofrimento dos animais vem promovendo crescimento deste mercado no Brasil e no mundo.



Metatags: Dia do Vegetarianismo, Vegano, SVB, Vegfest, Naturaltech, Alimentação Saudável

Estabelecido em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-americana, o Dia Mundial do Vegetarianismo, comemorado em 1º de outubro, é lembrado todos os anos como uma data para incentivar esse tipo de opção alimentar, baseada em vegetais.

A dieta vegetariana difere da dieta onívora – em que a base da alimentação são os vegetais e animais – em vários aspectos. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o vegetariano pode ou não ingerir alimentos derivados de animais. Tanto é que há subdivisões no grupo, como as dietas vegana, a lacto-vegetariana, a ovo-lacto-vegetariana, a ovo-vegetariana, a crudívora e a frugívora.

O crescimento desses tipos de dieta no Brasil acompanha uma tendência mundial. Segundo a SVB, 14% de todos os novos produtos lançados na Europa em 2015 foram vegetarianos ou veganos. De 2013 a 2015, o lançamento de produtos veganos cresceu 150% no continente.

Nos supermercados brasileiros também já é possível encontrar muitas versões veganas de produtos cárneos ou lácteos como nuggets, presuntos, quibes, coxinhas, salsichas, linguiças, sorvetes e requeijões.

Sobre os aspectos nutricionais da dieta, a nutricionista Shila Minari explicou, em entrevista para a Agência Brasil, que os vegetarianos podem ter uma alimentação balanceada e saudável. A nutricionista aconselha a inclusão de leguminosas e fontes de proteína não animal na alimentação de quem opta por esse estilo.

A profissional explica que suplementos de vitamina B12 muitas vezes são necessários para os vegetarianos, uma vez que se trata da única vitamina que não é suprida com esse tipo de alimentação.

Congresso

De 10 a 14 de outubro, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, promove a sétima edição do Vegfest – Congresso Vegetariano Brasileiro, no Novotel Center Norte, em São Paulo, com organização da Francal Feiras.

O evento, uma novidade no calendário da promotora, reúne congresso, feira vegana com mais de 100 expositores de alimentos, cosméticos, moda, livros e outros produtos, uma ampla programação de palestras e demonstrações culinárias com mais de 100 renomados chefs e especialistas, e diversas opções de brincadeiras e entretenimento.

Há 15 anos, a Francal Feiras promove a  Naturaltech, que atende este público com um crescente mix de produtos, seminários, workshops e festival de cozinha específicos para empresas e consumidores que adotaram este estilo de vida.
 

Fonte: Primeira Página, com informações do site Vista-se e Agência Brasil


Últimas notícias

PMEs brasileiras estão de olho na indústria 4.0

Pesquisa aponta que 38% das pequenas e médias empresas enxergam nas tecnologias o caminho para melhores produtos e serviços.
Leia Mais

Aumenta a previsão de crescimento da economia em 2019

Dados estão no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.
Leia Mais

Um engano chamado light

Nutricionista Cláudia Viegas analisou duas gamas de batata frita: as normais e as na versão light.
Leia Mais