NewsletterInstagram Facebook

Publicado em:
9
2/2018

Mais que um óleo de aroma encantador, lavanda é fundamental ao bem-estar e à saúde

Popularmente conhecida como alfazema, seu perfume ajuda a prevenir e tratar questões que você nem imagina

Cheiro de casa, de infância, da família. É comum que a lavanda traga sensações reconfortantes como esta, já que é um dos aromas mais utilizados no mundo. Agora, o que nem todo mundo sabe é que, além de seu perfume delicioso, a lavanda também é recomendada pela aromaterapia como prevenção e tratamento de diversas questões.

Um de seus usos mais populares é como óleo essencial em massagens terapêuticas. Ela promove o relaxamento muscular. Casos de artrite reumatoide também se beneficiam bastante das massagens com o óleo, que pode ser usado puro ou misturado em pequenas quantidades de outro óleo de base, como, por exemplo, o de amêndoas.

O óleo também pode ser misturado ao bicarbonato de sódio para ganhar a função de desodorante – a receita inclui apenas duas colheres do pó e 4 gotas de lavanda. A acne também pode ser prevenida e tratada com a lavanda. Por inibir o crescimento das bactérias que causam as infecções de pele, o óleo essencial ajuda a equilibrar a produção de sebo.

Crianças e adultos picados por insetos também podem fazer uso do óleo essencial de lavanda para tratar a coceira e ajudar na cicatrização. Basta misturar duas gotas dele em uma colher de chá de gel de aloe vera e aplicar sobre a lesão.

Mas, acima de todas as suas propriedades benéficas ao ser humano, a lavanda sem dúvida é um dos melhores remédios contra o estresse. Especialistas classificam o produto como analgésico, antidepressivo, coadjuvante na boa digestão, e sobretudo como um excelente calmante. Tanto que, para um sono tranquilo, recomenda-se o uso de produtos como travesseiros e almofadas recheadas com lavanda, inclusive para crianças no berço ou na caminha.

Fonte: Primeira Página