NewsletterInstagramTwitter Facebook

Publicado em:
14
11/2017

O que são alimentos antioxidantes?

Há uma variedade deles que evitam a formação de radicais livres no organismo, combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças. Veja quais são.

Certamente, você ouviu falar em alimentos com “ação antioxidante”. Mas sabe o que eles significam, para que servem e quais são? O M de Mulher preparou uma lista com os principais tipos e como eles podem ser bons para a saúde.

Antes de tudo, antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças como as cardiovasculares, aterosclerose, câncer, Alzheimer e pulmonares.

Os principais antioxidantes presentes nos alimentos são vitamina A, C, E, flavonoides, carotenoides, licopeno, ômega-3 e selênio. Veja alguns alimentos ricos dessas substâncias.

Açafrão ou cúrcuma: é repleta de curcuminoides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade. A cúrcuma é a raiz e o açafrão é a cúrcuma torrada.

Aveia: fonte de silício, que auxilia na estruturação da pele. Tem betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção da gordura e ajuda a eliminar toxinas.

Azeite de oliva: é rico em gorduras monoinsaturadas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Frutas cítricas: limão, limão-da-pérsia, laranja e goiaba contêm vitamina C e bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias, favorecendo a microcirculação.

Morango e uvas vermelhas e roxas: possuem protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, que melhoram a circulação.

Peixes: salmão atum, sardinha e arenque são fontes de ômega 3, gordura que ajuda a combater a osteoporose.

Também são considerados alimentos antioxidantes chá de cavalinha, dente-de-leão, linhaça, mamão, abacaxi, óleo de gergelim, pepino, sálvia, sementes de abóbora e suco de uva integral.

Fonte: Primeira Página, com M de Mulher, Tua Saúde