NewsletterInstagramTwitter Facebook

Publicado em:
18
10/2017

Cinco alimentos que aumentam a imunidade

Para evitar algumas doenças, é preciso fortalecer o sistema imunológico. Conheça alguns alimentos para incluir no cardápio e colaborar com a saúde.

O sistema de defesa do nosso organismo é formado por milhões de células, entre elas os anticorpos, responsáveis por detectar e destruir a ameaça de vírus, bactérias e fungos. Quando alguma parte do sistema falha, os anticorpos não são produzidos na quantidade correta e se tornam incapazes de nos proteger.

Com isso, o organismo fica vulnerável a uma série de doenças. Alguns alimentos ajudam aumentar a imunidade e devem fazer parte da dieta sempre que possível.

1) Frutas cítricas são excelentes fontes de vitamina C, nutriente que aumenta a produção das células de defesa. Por serem ricas em antioxidantes, também combatem a ação dos radicais livres que enfraquecem o organismo. Aposte em acerola, morango, kiwi, caju, laranja e limão.

2) Gengibre contém um princípio ativo chamado gengirol, potente antioxidante que tem ação no sistema imunológico. Possui vitamina B6 e reduz inflamações e dores de garganta.

3) Abacate contém vitamina E, nutriente que potencializa as defesas do organismo.

4) Tomate é rico em licopeno. Quando absorvido pelo organismo, esse nutriente ajuda a reparar os danos causados pelos radicais livres às células. Também possui betacaroteno, substância que ajuda o corpo a se livrar de infecções e agentes causadores de doenças.

5) Vegetais verdes escuros (brócolis, couve e espinafre) são fontes de ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pelas defesas do organismo. Cozinhe no vapor para que não percam suas propriedades.

Fonte: Primeira Página